Pode namorar no trabalho?

Pode namorar no trabalho?

Esse é um assunto que dá pano pra manga. Cada empresa tem uma cultura particular e normas de condutas próprias que proíbem ou não o relacionamento afetivo entre funcionários da mesma empresa.

Tem empresa que expressa claramente que o relacionamento afetivo entre membros da mesma equipe precisa ser avisado para a liderança imediata para que um dos dois possa ser redirecionado para outra área. Tem outras que simplesmente proíbem esse relacionamento no caso onde um dos dois seja liderança, permitindo a relação em outros casos. Mas há empresas que:

1- proíbem qualquer envolvimento afetivo;

2- permitem numa boa (no caso de pequenas ou start-ups);

3- não se fala sobre isso e nem é deixado claro quais são as orientações de conduta e relacionamento no trabalho.

 

Uma coisa é importante de se ressaltar - ambiente de trabalho não é lugar para namorar. O papel profissional exige uma postura muito clara com relação a esse assunto.

Em muitos casos, essa mistura atrapalha não só os envolvidos, mas a empresa. No caso do conflito da relação, a empresa pode perder o melhor dos dois profissionais e ter um impacto negativo no ambiente de trabalho.

Sistemicamente, a relação pessoal vem antes da relação profissional. Algumas pessoas até decidem dar um fim na relação profissional para preservar a outra - mais importante.

 

Se relacionar com alguém do trabalho é normal

Quanto a ter relacionamento afetivo com um dos membros da própria empresa, isso é extremamente comum.  O afeto, a paixão e a atração física são intrínsecas a todos nós, o importante é alinhar o instinto e a emoção com a razão e a moral. Afinal, a pessoa é uma só. Se ela se deixa levar pelos desejos e jogos de sedução, essa imagem é transferida para o profissional e pode atrapalhar as relações no trabalho, a credibilidade e o próprio desempenho e carreira.

Nestes casos, a única saída é agir com maturidade e integridade. Maturidade para discernir se vale a pena essa mistura de papéis, assumir as consequências e ser o mais transparente possível.

Avisar as lideranças da relação e procurar saber quais são as orientações da empresa nesse caso.

E, principalmente, manter a relação afetiva fora do trabalho. Tentar ao máximo manter uma postura profissional e o foco no trabalho. Lembrar que ali, beijos, carícias, apelidos fofos, conversas particulares, etc, não é o lugar.

Integridade para não cair nas armadilhas de traições e adultérios e pagar o preço com a própria paz, família ou emprego. Existem muitas histórias de escândalos, sofrimentos e prejuízos físicos e morais quando pessoas casadas se envolvem com outras do trabalho. Pergunte a si mesmo se vale a pena!

Tudo aquilo que se faz escondido ( e geralmente porque é moralmente errado) nos faz gastar muita energia para manter o que não é. Isso sem falar que o peso da consciência aciona inconscientemente defesas que, às vezes, acabam te entregando. Sim, existe uma justiça implacável que te faz colher o que planta. O final da história? O sofrimento.

O trabalho, por sua vez, é um lugar de realização... e por que não felicidade? muitas pessoas querem ser feliz, namorar, encontrar alguém especial para compartilhar a vida...Acontece que elas passam tanto tempo no trabalho que se não fosse por isso não teria muita oportunidade para se encontrar alguém!

Descubra mais conteúdos, acessando: https://www.elos360.com.br/artigos

Compartilhar: