Por que você sempre diz que está sem tempo?

Por que você sempre diz que está sem tempo?

"Não tenho tempo". Quantos já ouviram e disseram essa frase e caíram na armadilha das ilusōes da mente. Sim, não ter tempo é uma mentira que acreditamos ser verdade.

Quantos buscam maior produtividade e cursos de gestão de tempo para poder continuar na corrida da vida e acreditar que assim vão entregar todas as demandas do trabalho? Outro engano.

O tempo é um continuum e o mesmo para todos (apesar de toda a relatividade de sua percepção). Em outras palavras, o tempo é prioridade. Para os ansiosos de plantão, vive-se o tempo no futuro. Para os saudosistas nostálgicos, a vida está no passado. E como num jogo de ping-pong, outros muitos viajam no passado e futuro e esquecem que o único tempo que pode ser ocupado e vivido para trazer resultado e construir o futuro é o presente. Esse é agora e precisa ser desembrulhado de pensamentos obscuros de preocupações ou coloridos de saudades.

Não que não se deva pensar no futuro ou planejar sobre ele. Isso é importante para direcionar a mente através de um objetivo e organizar-se estrategicamente para uma realização. Para chegar lá, eu tenho os motivos, os projetos e os recursos necessários aqui dentro de mim? Preciso ir atrás de algo externo para atingir meu objetivo. A armadilha está em se preocupar com isso em vez de se ocupar.

E se ocupar só é possível no presente, da mesma forma que outras pessoas, em número muito menor, se perdem no passado ressentindo com culpas, raivas, tristezas e saudades. O passado não existe mais, o que fica é a memória dele e esta é possível aceitar com respeito, autocompaixão e empatia. Se não conseguir ainda, procure ajuda. É um alívio se harmonizar com o passado para viver o presente.

Tá correndo por que?

Acontece que no mundo contemporâneo  ocidental, as pessoas têm muita pressa. Correm para realizar, sofrem para atingir resultados cada vez mais desafiadores e se preocupam cada vez mais.

O tempo futuro foi tecido nessa geração conectada e preocupada em estar atualizada com todas as informações. Como aquela pessoa que passa mal porque não consegue digerir tanto alimento, muitas pessoas estão sofrendo pelo excesso de informação, demanda, pressão, metas e papéis sociais. Com isso, não só fica a mercê do furacão externo, como também cria um furacão interno que provoca ansiedade, medo e insegurança.

Essas três emoções de futuro são alimentadas por aqueles que acreditam que não têm tempo. Que precisam fazer... que têm que entregar. A lista de afazeres é enorme, mas o sofrimento é maior. Revela apenas que a pessoa está perdida e caiu na armadilha que inconscientemente criou para si mesma. A pressa e as crenças de que não se tem tempo suficiente são apenas algumas dessas armadilhas.

Tempo é prioridade. O único tempo capaz de nos fazer realizar é o presente e a partir do momento que a pessoa se conhece, descobre quais são suas prioridades e se organiza. O tempo passa a ser melhor utilizado.

Uma boa gestão não é do tempo, mas de si mesmo. Saber quais são seus objetivos na vida, seu propósito, quando tem mais energia, aonde estão seus recursos e informações, quais são suas metas e prioridades do ano, de cada mês, semana e dia, e hora, entre outros, são informações dentro de você que ajudam a usar melhor o tempo e a ser mais produtivo.

Focar no que existe e se ocupar no aqui e o agora dará uma outra sensação e percepção do tempo. Não se estranhe se sentir pleno e inteiro. Ou em paz e cheio de energia. Esses são alguns resultados quando se vive o presente.

Lembre-se que ele é consequência do passado, assim como o futuro é consequência do presente. O que vai definir a história, seja ela individual ou de toda a humanidade, é a escolha que você faz agora,  a sua prioridade.

Eu escolho terminar esse artigo agora. E você, o que quer fazer?

Descubra mais conteúdos, acessando: https://www.elos360.com.br/artigos

Compartilhar: