Você tem propósito no seu trabalho?

Você tem propósito no seu trabalho?

Pena daquele que não trabalha no que gosta ou que não encontra sentido ou realização no que faz.

Compaixão é pouco perto do preço caro que muitos pagam em escolher passar a maior parte do tempo dessa curta vida  em um trabalho que não atende as necessidades ou os anseios da alma. 

Pode até parecer dramático ou exagerado, mas o conhecimento milenar na medicina chinesa diz que quem trabalha com o que não gosta planta uma semente de doença para colher depois. (triste ironia vindo de país que é um gigante da automação e do uso excessivo de seus recursos humanos)

Quando se fala de propósito, gostar do trabalho em si não basta. Para sentir se realizado por atender um senso de propósito é preciso algo a mais.

 Um novo estudo americano coordenado pelo Professor de psicologia da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, Blake Allan encontrou o que falta para se ter propósito no trabalho: acreditar que as tarefas realizadas trazem benefícios para os outros. 

Quando se ajuda alguém, recebe de volta essa sensação interna de satisfação, felicidade e realização.

Mas e o colaborador que aperta botão? Como ele pode sentir realizado?

Líderes inspiradores podem ampliar sua visão e consciência para que ele se sinta parte de algo muito maior e que consiga enxergar de forma sistêmica o que aquele trabalho impacta no todo e nos envolvidos

Duas histórias conhecidas e resumidas. Uma é aquela dos três pedreiros que responderam a pergunta sobre o que estavam fazendo. O primeiro respondeu (imagino com uma cara de tédio), estou colocando um tijolo em cima de outro tijolo, o segundo respondeu que estava subindo um muro e o terceiro animado disse que estava ajudando a construir um templo sagrado, uma igreja. 

A outra história é verídica. O presidente dos EUA perguntou à um homem que estava segurando uma vassoura na NASA o que ele fazia e ele respondeu que estava ajudando seu país a entrar para a história - ele, com seu trabalho de limpeza, tinha propósito e visão sistêmica e se sentia orgulhoso em fazer parte da equipe que ia lançar o primeiro homem a lua.

Agora, imagine se a empresa tem propósito além do lucro. Imagine se seu trabalho é mais do que apertar um botão. Com certeza fica mais fácil despertar o senso de orgulho e realização por trabalhar com um propósito maior do que pagar contas e esperar ansiosamente pela sexta feira.

Quem odeia segunda feira pode começar a refletir sobre sua relação com o trabalho, com o ambiente de trabalho e suas relações. Afinal, a vida é muito curta para desperdiçar o precioso e escorregadio tempo.

Quando se desliga o piloto automatico e amplia o nível de consciência sobre a própria vida, é possível despertar propósito em qualquer trabalho. Esse movimento pode partir da própria pessoa ou ser inspirada pela sua liderança ou empresa.

Blake Allan, o pesquisador no assunto,  revela que comunicar os resultados e impactos do trabalho podem ajudar empresas e profissionais  e que as companhias podem aumentar o engajamento e  proporcionar mais significado para seus funcionários ao promover o contato entre as pessoas que se beneficiam dos resultados do seu trabalho diário. Já os profissionais, podem tentar encontrar mais propósito no emprego ao identificar situações em sua rotina onde o trabalho teve impacto positivo em terceiros. Sim, falo do poder da conexão humana, do pequeno gesto de ouvir, sorrir, agradecer, ser gentil, ajudar alguém.

Seja de uma forma ou de outra, o trabalho com propósito implica em ampliar nosso mundo para colocar se a serviço do outro. Afinal, tem jeito melhor de ser feliz e sentir se realizado do que contribuir para a felicidade do outro?

Quer descobrir qual o seu propósito de vida? Conte com a Elos 360. Cadastre-se no site: www.elos360.com.br

 

Compartilhar: