As relações interpessoais sob nova consciência

As relações interpessoais sob nova consciência

Se por um lado existe o fato inegável de que o mundo mudou e está mudando, do outro ainda se faz necessário uma mudança mais profunda e interna. Falo de uma nova consciência, de um novo paradigma, de uma forma de pensar mais integral, sistêmica e humana.

Pessoas e empresas têm escutado esse grito silencioso por trás dos sintomas gritantes e das crises que nada mais são do que a prova de que o jeito antigo de se relacionar não funciona mais. Antes, os pais precisavam dizer apenas não, hoje precisam explicar o por quê. Antes, os chefes mandavam, hoje os líderes inspiram e ajudam. Antes, as relações eram verticais, distantes e mais pragmáticas, hoje elas estão mais horizontais, próximas e inteiras. Antes, nas empresas e organizações era cada um no seu quadrado, hoje, cada vez mais, tem se percebido que fazemos parte do mesmo e grande círculo mundial.

Não se deve julgar o passado. Longe disso, cada um faz aquilo que acredita ser o melhor, em cada época, em cada contexto. O passado é um grande mestre para nos ajudar a construir um futuro melhor. Acontece que hoje, o tempo da revisão já se passou, e muito. Que fique o essencial e que se respeite o que já passou. A necessidade é de responsabilidade pelas escolhas do presente e pela consequência do futuro.

Estamos colhendo hoje o que plantamos no passado. Para colher diferente é preciso semear o novo e cuidar de outra forma. Em uma nova consciência o foco está no coletivo a partir da evolução individual.

Em resumo: Somos todos um, filhos de um mesmo Deus, vivendo no mesmo planeta.

 

Crise e consciência

Vivemos uma crise histórica cujo antidoto está na ampliação de consciência, na integridade e no resgate do que foi perdido, excluído e afastado. Isso inclui nossa dimensão espiritual e emocional. Isso inclui o resgate de princípios e valores essenciais, uma educação que educa para a vida em comunidade, para o respeito das diferenças, para o amor e para a busca do bem comum.

A solução, portanto, é complexa, multi e abrangente, sem falar que é um processo evolutivo que depende de cada um e de todos. O mundo de fora só muda, quando o mundo de dentro se transforma. Simples e desafiante assim!

Vemos um crescente movimento de pessoas e empresas em busca de propósito alem de dinheiro e poder. Grupos e associações nascem todo dia para ajudar. Cada vez mais as tribos estão se juntando para agir em prol de uma causa maior. Empresas têm despertado para uma gestão mais humanizada e sustentável. Uma nova economia tem ocupado um espaço cada vez maior através do capitalismo consciente.

Várias empresas têm sido reconhecidas como humanizadas e conscientes e muitas outras serão extintas no futuro caso não se adaptem a essa nova realidade - a da co-responsabilidade pelo todo.

Ainda temos uma longa jornada pela frente, mas não estamos sozinhos.  Começa comigo, com você, começa com pequenos movimentos e atitudes. Vamos juntos!

Líder, convido você a ler o artigo: Aprenda os sete níveis de consciência e evolua sua liderança!

Compartilhar: