Você sabe lidar com o medo? Descubra se ele é seu amigo ou inimigo

Você sabe lidar com o medo? Descubra se ele é seu amigo ou inimigo

 

Medo. Só de pensar no que dá medo, muitos já sentem o coração acelerar. Agora, se isto é bom ou não, vai depender de você e da sua inteligência emocional. Afinal, não saber lidar com o medo pode transforma-lo em seu pior inimigo. 

 

Emoção primária dos seres vivos, o medo é o principal responsável pela manutenção da vida. 

Isto significa que se não tivéssemos medo atravessaríamos uma avenida movimentada e correríamos um sério risco de não estar mais vivo.

O medo faz com que você paralise diante de uma pessoa armada ou corra ao avistar um animal selvagem vindo ao longe. 

 

O que acontece dentro de você quando está com medo? 

 

 Diante do risco de vida, sua mente ou o seu sistema operacional que funciona como uma programação interna, aciona o botão de alarme localizado na parte do seu cérebro reptiliano (a maior parte do seu HD) e envia mensagens para o seu sistema endócrino acionar hormônios como a adrenalina e o cortisol. 

Esta mistura química é o que faz você sentir o que chamamos de medo: seus pêlos arrepiam para sinalizar perigo, seu coração acelera para bombear mais sangue para correr, gritar, sua musculatura enrijece para defender de pancadas ou paralisar qualquer ação, suas pupilas aumentam  para poder enxergar melhor, seu esfíncter se fecha de tensão para te dar mais força para lutar ou seu intestino se solta completamente para esvaziar o lixo interno para fugir, entre outras estratégias instintivas sobrevivência. 

Este processo é tão desgastante para a mente e o corpo que após seu término, a pessoa necessita de um período para recuperar suas energias. 

 

Amigo ou inimigo?

 

O que define se o medo está sendo um amigo útil ou um inimigo traiçoeiro e limitador é se ele é real ou não. 

Isto acontece porque a mente não distingue a realidade da fantasia. Um simples pensamento é capaz de acionar esta luta interna. 

Você já sofreu por antecipação, preocupação ou por uma simples fantasia de que algo ruim poderia acontecer? Então, você conhece a versão traiçoeira do medo criado pela mente.

 

Por outro lado, o medo é importante e pode ser um verdadeiro amigo, se você já foi ajudado por ele na hora de não escolher um caminho ou de fazer algo. 

 

O medo é seu amigo quando simplesmente ele é real e  está a serviço da vida. 

 

Enquanto emoção, ele atende as necessidades mais básicas e instintivas de sobrevivência e é acionado na maioria das vezes pela memória da insegurança ou por uma programação interna coletiva. 

 

Por exemplo, no mundo selvagem onde os animais vivem no padrão instintivo de matar ou morrer, suas mentes atuam na programação instintiva deixada no campo da memória coletiva de sua espécie.

Um filhote de tartaruga, por exemplo, já sabe que precisa correr em direção ao mar, assim como algumas aves predadoras já sabem que precisam atacar os filhotes de tartarugas mais lentos. 

Tudo é muito real. Animais selvagens não tem um HD tão desenvolvida como os seres humanos e a grande diferença que causa o maior sofrimento é exatamente esta: imaginação. 

 

 

Animais e humanos

 

Uma das grandes diferenças entre animais e seres humanos é a capacidade de abstração, criação e desenvolvimento. Enquanto os animais repetem sua programação interna e seguem seus destinos de forma instintiva, os seres humanos criam novas e diferentes conexões de forma mais consciente. 

O maior poder dado aos homo- sapiens é o livre arbítrio ou ao poder de escolher fazer diferente.

A parte responsável por esta poderosa capacidade é chamada de neurocortex. 

Além da grande parte reptiliana do cérebro e da parte límbica responsavel pelas emoções, o  neurocortex é a parte que possibilita conexões mais complexas como a imaginação, o processo criativo, o desenvolvimento para atender necessidades além da sobrevivência e o poder de discernir e fazer escolhas conscientes. 

 

Você pode perguntar: então por quê tantas pessoas continuam reagindo de forma instintiva, competindo e sentindo medo como os animais?  

 

Tudo depende do nível de consciência e controle mental de cada indivíduo. 

Mesmo com recursos tão elaborados,  muitos seres humanos agem na sua maioria de forma instintiva, automática e influenciada pela parte reptiliana do seu HD. 

Muitos acreditam, e por isso vivem em “selvas perigosas” ou em “celas” aprisionados por seus próprios medos.

Você já ouviu alguém dizer que “ a vida é uma luta” ou que “ tem que matar um leão por dia” ? 

Isso significa que acreditar ou pensar em algo ameaçador ou perigoso aciona a mesma parte do cérebro dos animais selavagens que sobrevivem para lutar ou fugir e se relacionam no padrão ganha-perde, ou mato ou morro. 

Um simples pensamento tipo; “ eu não posso errar ou mostrar vulnerabilidade”  ou “ será que vai dar certo” ou “ não vou dar conta”   já aciona o medo de sofrer no futuro. 

Sim, o medo humano é uma emoção de futuro. Ao contrário do medo real dos animais selvagens que vivem no presente.

 

Medo fantasia

 

O maior problema é que muitas pessoas estão vivendo inseguras, ansiosas e com medo do presente e do futuro. 

Imagine viver como se o botão de alarme estivesse programado para ficar acionado o tempo todo. dia e noite( porque muitas pessoas nem conseguem dormir). 

Agora imagina que nível de estresse, de desgaste e de doenças que são criadas a partir desta mentalidade de medo!

O mais triste é que mais do de 80% dos medos são criados pela mente que mente, são apenas fantasias vividas como real pelas crenças limitantes e pensamentos negativos presentes no mundo interno das pessoas. 

Você conhece alguém que tem medo de ser demitido? Que tem medo de errar? Que tem medo de não ser o melhor ou de não receber reconhecimento e por isso, muitas vezes boicota e procura excluir quem considera uma ameaça?

O medo é alimentado pela insegurança que por sua vez é criada pela ignorância do ego de se acha separado do todo, que acreditar que o mundo é escasso e que precisa lutar e ser o melhor do que o outro, de que para ganhar o outro precisa perder.

 

Então, você quer aprender a lidar com o seu medo e fazê-lo um amigo ao seu favor? 

 

1- encare o seu medo de frente: tenho medo de que?

2- questione se seus medos são reais ou imaginários, se são seus ou se são herdadas do seu sistema familiar

3- se for fantasia diga “ a-há, vejo que é fantasia e mudo minha atenção para a realidade, escolho não alimentá-lo. 

4-  se descobrir que o medo é uma herança de outras gerações e que você não o quer mais, diga para o medo que ele não é seu e que você devolve para os seus antepassados com respeito 

5- se o medo é real, pergunte se ele está a serviço da vida e o que ele quer te mostrar 

6- verifique qual ação o seu medo o convida a fazer

 

Lembre-se, emoção vem de movere e até o medo, que é visto como um grande freio de mão, pode estar convidando você a olhar para algo que precisa de um novo movimento.

Você conhece o blog da Elos360? Entre no site www.elos360.com.br e leia mais ;)

Compartilhar: