A resiliência das marcas

A resiliência das marcas

A grande maioria dos empresários nem imagina que quando decide se tornar um empreendedor e formalizar juridicamente uma empresa intrinsicamente também está criando uma marca. O local da sede, o tipo de área de atuação, a sua imagem de gestor e perfil das pessoas contratadas formarão no decorrer das atividades uma imagem que será percebida pelo mercado consumidor. Nesse processo de consolidação da marca se somam outros ingredientes importantes como a escolha de um nome com forte sonoridade e que seja fácil de gravar, uma cor padrão, um slogan que defina a essência da operação e a publicidade para tornar o produto conhecido. 


Dessa forma, a gestão da marca começa com a abertura do negócio e só termina quando a empresa for fechada. Os estudiosos e especialistas de marketing e publicidade e propaganda denominam de branding ou brand management o conjunto de medidas conscientes ou até mesmo inconscientes que se cristalizam na mente do consumidor. Os slogans, símbolos, logotipos, as ações comunitárias, o respeito ao meio ambiente fazem parte de um vasto universo de elementos que contribuem para formar uma imagem da organização perante diferentes públicos.


Esticando um paralelo, perante os grupos de convivência, cada de um nós também ostenta uma marca de si mesmo. Se os atributos forem positivos e bem geridos, passamos a ser vistos como alguém responsável, culto, solidário, proativo e educado. No mundo dos negócios, as empresas são avaliadas pela qualidade do produto, pela idoneidade, pelo padrão de atendimento e por um conjunto de indicadores que conferem à marca uma posição no mercado. Distante ou próxima, a marca das empresas vive no coração e na mente dos clientes. Embora não possa ser quantificado com 100% de precisão e seja algo subjetivo, pois a formação da imagem depende até das emoções, da percepção coletiva dessa pequena palavra de cinco letras depende o sucesso ou o fracasso de uma organização.



Os livros de marketing costumam trazer a definição do empresário Seth Godin, para quem “a marca é o conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, em conjunto, respondem pela decisão do consumidor de escolher um produto ou serviço em detrimento de outro”. Na linguagem comercial, tem poder mágico de transformar pessoas em clientes. Durante os dois anos de pandemia, as marcas das empresas do Brasil e do mundo foram postas à prova. Nunca houve um teste tão duro e tão prolongado. Deslocamentos restringidos, consumidores retraídos, dificuldades com matérias-primas, aumento da inadimplência e futuro incerto. Muitas empresas não resistiram e fecharam as portas, outras conseguiram crescer até mesmo na adversidade. 



Na comemoração dos 166 anos de Ribeirão Preto, esta edição especial da Revide conta a história de marcas resilientes, longevas e que conseguiram superar adversidades. Quando as estratégias de gestão da marca são bem-sucedidas, os consumidores lembram da empresa quase que institivamente, criando uma conexão vital na hora de decidir uma compra. Também não poderíamos deixar a aniversariante de fora. Nos seus 166 anos de história, com suas contradições e diversidades, Ribeirão Preto consolidou a imagem de uma cidade de clima quente e solo fértil que fez negócios prosperarem, mas que também tem um enorme passivo social a resgatar.  Do agronegócio à Medicina se tornou reconhecida no país e no mundo. Por laços históricos e afetivos se transformou também numa terra acolhedora que há décadas abriga os sonhos e as expectativas de várias gerações. 

Compartilhar: