
A energia do Tai Chi
Toda a cidade possui algumas figuras simbólicas que se tornam conhecidas pelo trabalho que desempenham. Aos poucos, conquistam a admiração e o respeito públicos. Com o passar dos anos, essas personalidades que se destacam na comunidade vão despertando afinidades e simpatia. Consolidam vínculos fortes e criam uma rede de contatos real e significativa, bem diferente dos amigos e dos conhecidos fugazes da internet. Entre outras habilidades, também possuem a capacidade de mobilizar pessoas, colocá-las em movimento em uma época em que a inércia predomina. As facilidades da vida moderna estimulam o ser humano a ficar parado, a ser mais comodista e até preguiçoso, pois afinal de contas tudo está ao alcance de um click ou de um toque da ponta do dedo em algum aparelho.
Essas pessoas com talentos especiais possuem o dom de transcender as formais e efêmeras relações cotidianas. No dia a dia de qualquer um, ocorrem naturalmente muitos encontros, poucos possuem significação importante, pois hoje todo mundo tem muita pressa e o pensamento está sempre mais adiante, em algum lugar distante. Ninguém tem muito tempo para olhar em volta ou o que está acontecendo com o próximo. O poder que essas pessoas conseguem exercer não tem nada a ver com a política, com a força que algum cargo possa proporcionar ou que o dinheiro possa comprar. Com o conhecimento que adquiriram, esses líderes passam a exercer uma influência positiva, muito difícil de ser mensurada, pois ao contrário do mundo virtual, não pode ser medida em seguidores, curtidas, likes e compartilhamentos. Esses guias informais do corpo e da mente vão conquistando simpatias, adeptos, praticantes e admiradores. São fonte de inspiração e de reflexão.
Para marcar o lançamento da milésima edição, a Revide promoveu atividades públicas em um parque da cidade para estabelecer um contato mais próximo com os leitores da revista fora de um ambiente fechado. Centenas de pessoas compareceram ao evento que teve a realização de uma corrida, exames de saúde, massagem e aulas de yoga gratuitas. Um público bem maior acompanhou e curtiu a comemoração pela internet. Uma das atrações da interação da revista com o seu público leitor foi a aula de Tai Chi Pai Lin de Felício Bombonato. O simpático professor é uma dessas personalidades carismáticas com presença forte. A começar pelo abraço fraterno e caloroso do cumprimento que transmite emoção e afetividade. Ao contrário de muita gente adepta do “faz o que eu digo, mas não faz o que eu faço”, Felício é um exemplo de alto astral, concentração e pensamento positivo para contagiar os que estão sua volta e se interessam pelo seu conhecimento.
Aos 63 anos, o professor não aparenta a idade que tem. Com o espírito rejuvenescido segue os ensinamentos do Tai Chi Pai Lin, um conjunto de práticas terapêuticas chinesas para preservar a saúde física, mental, energética, espiritual e emocional. “A palavra Tai Chi significa a unidade suprema, a união constante do Yin com o Yang, o corpo e a mente. Uma criança quando nasce tem o corpo flexível. Já um adulto com idade avançada tem um corpo mais enrijecido. Durante a sua existência, o ser humano precisa entrar em sintonia com a Terra e com outros elementos que estão em movimento”, explica o professor no começo da aula. Por isso, a prática do Tai Chi é recomendada para pessoas com mais de 40 anos, período da vida em que se inicia o enfraquecimento da energia vital, o que propicia o surgimento de doenças crônicas.
O tempo parece que passa lentamente durante a aula. O professor estimula os alunos para que se abstenham do barulho e da interferência do ambiente para se concentrarem nos próprios pensamentos e na liberação da energia. Cada movimento tem um significado, forçando suavemente os limites do próprio corpo. Com as explicações do professor e os lentos movimentos de cada exercício, as sensações de alívio vão aparecendo. Felício já publicou um livro intitulado “PositivaMente, mude sua mente com atitude mental positiva” que ajuda as pessoas a melhorar seus hábitos e a descobrir a força da própria mente. Após uma hora com a repetição de muitos exercícios, quem acompanha Felício sai com a sensação de que uma pequena transformação ocorreu, pois a despeito de tudo o que possa acontecer no entorno, cada pessoa precisa se esforçar para ficar bem consigo mesmo