Livros para degustar

Livros para degustar

Alguns estudos revelam que o mundo digital já provoca certa saturação. Embora seja muito difícil sair completamente dele, alguns movimentos já podem ser observados. Uma consultoria de tendências detectou um cansaço da Geração Z com o mundo digital, nascida entre 1995 e 2010, a primeira a se tornar economicamente ativa. A digitalização acelerada fez com que as pessoas aos poucos perdessem a noção da experiência sensorial, aquela que remete à percepção dos cinco sentidos.

 

Provavelmente neste mundo dominado pela internet já existam muitas pessoas que nunca experimentaram a sensação de manusear um livro, sentir a textura, observar a estética da capa e no momento seguinte encontrar um local silencioso e retirado para ler algumas páginas. 


Em Ribeirão Preto surgiu em setembro de 2021 uma livraria com o propósito de resgatar essa experiência. No centro da cidade, um espaço pequeno, mas aconchegante proporciona esse contato com os livros físicos. Com o sugestivo nome de “A Degustadora de Histórias”, a livraria das sócias, Elaine Christina Mota e Melissa Velludo, também abriga clubes de leitura temáticos voltados à obra de escritores. Quem percorre as estantes abarrotadas encontra publicações diferenciadas sobre a literatura brasileira, estrangeira e contemporânea. “Ao mesmo tempo em que instigam, divertem e emocionam, os livros possuem o poder de transformar as pessoas e a sociedade”, observa Melissa. 


Os livros esquecidos na estante perdem o seu valor, mas ganham um poder transformador quando mudam de mãos. Por isso, no espaço é possível realizar trocas. Depois de uma avaliação, livros usados se transformam em créditos que podem ser usados para abater 50% do valor das novas compras. Assim, a Degustadora de Histórias não é apenas um espaço comercial, mas também tem um propósito cultural resumido na página na internet. “Histórias são alimento para a alma! Elas não devem ser engolidas sem serem saboreadas. Não podem passar despercebidas ou invisíveis. Elas nasceram para ser degustadas.” 

Compartilhar: