O frio e a solidariedade

O frio e a solidariedade

No calendário, o inverno começa no dia 21 de junho, mas por conta do aquecimento global e do desiquilíbrio climático que já afeta todas as regiões do planeta, em 2022, a estação mais fria do ano chegou bem mais cedo em Ribeirão Preto e de forma bem mais intensa do que em anos anteriores. Embora os ribeirãopretanos não estejam acostumados com temperaturas tão baixas, as preferências se dividem entre o frio e o calor. 

A temperatura muito baixa vai além do conforto de cada um e agrava um problema social que a cidade enfrenta há alguns meses; o visível aumento da população de rua, pedindo esmolas em semáforos. Tem muita gente morando em baixo de marquises, de pontes, de viadutos e de locais que servem de abrigo e proteção contra o frio. Um levantamento de uma entidade civil cadastrou cerca de 1.200 pessoas morando nas ruas. Tentando ajudar a resolver esse grave problema social, organizações do terceiro setor realizam campanhas para arrecadar roupas e alimentos, embora essas ações sejam medidas paliativas. Somente programas sociais bem estruturados com oportunidades de inclusão social e de geração de renda poderiam diminuir a quantidade de pessoas em situação de miséria. Mudar essa realidade depende de uma retomada econômica que não está ocorrendo e também de uma melhor distribuição de renda. Infelizmente, a economia brasileira e a mundial caminham na direção oposta com aumento da concentração de capital em detrimento de um número crescente de pessoas marginalizadas do mercado consumidor e de uma vida digna.  

A estatística municipal revela que hoje Ribeirão Preto possui cerca de 40 mil pessoas vivendo em 100 núcleos de favelas espalhados em várias regiões da cidade. A esse contingente agora se somam os moradores de rua, os migrantes de outras regiões do país e os estrangeiros, principalmente da Venezuela que andam pela cidade pedindo doações. Um problema social difícil de resolver. Muitas vezes, essas pessoas quando são abordadas se recusam a sair da rua. A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Ribeirão Preto planeja lançar uma campanha pedindo que a população não dê esmolas e que os moradores sejam orientados a procurar os abrigos e as instituições públicas para receberem um atendimento melhor. Os contatos do Fale Assistência Social (FAS) são 161, 0800 7730161 e o 3610.0687 (WhatsApp). O telefone da Guarda Civil  Municipal é o 153 ou a Defesa Civil 199. Algo precisa ser feito para ajudar a população que vive nas ruas. 

Compartilhar: