
Revide digital
No dia 14 de julho deste mês, a Revide completou 29 anos. Reza o protocolo festivo que as datas de aniversário configuram exceções que permitem ao aniversariante abrir um pequeno espaço para falar de si mesmo, relembrar um pouco da história, sem, contudo, descambar para a cabotinagem. Esse caminho de quase três décadas passou por muitas fases, das primeiras edições impressas de forma quase artesanal até a superação das dificuldades para que o novo veículo se inserisse na vida da cidade.
Quem tem um pouco mais de idade lembra que os recursos de outrora eram bem inferiores aos atuais. Era o tempo dos fotolitos, das fotos reveladas do filme, dos textos escritos em folhas de papel e da impressão em preto e branco, sem falar das dificuldades para montar uma logística de distribuição eficiente. Também havia a necessidade de que o mercado publicitário local tivesse uma consistência suficiente para que a barreira da periodicidade, vital para a sobrevivência de qualquer veículo de comunicação, fosse vencida com a passagem da circulação mensal para semanal.
Nesse processo de consolidação, as edições temáticas do anos 90, com tiragens de 100 mil exemplares, foram importantes para que a Revide se tornasse definitivamente conhecida pela população de Ribeirão Preto. Também foi preciso acompanhar as mudanças nos padrões de comportamento que surgiam. O jornalismo vive das novidades. O leitor ficou mais seletivo com o surgimento de novas áreas de interesse. Ganharam espaço assuntos relacionados à qualidade de vida, à cultura, à gastronomia, ao entretenimento, temas que se associaram às editorias tradicionais tais como: política, economia, saúde e esporte. Na metade desse caminho, a tecnologia, com a sua inexorável ascensão, impôs novos padrões de trabalho, ditados pelo ritmo cada vez mais veloz dos computadores nas redações. O ambiente jornalístico passou a ser inundado por informações e fotos que chegavam de várias fontes. Os processos ficaram mais ágeis, rápidos com uma infinidade de recursos visuais.
Com o trabalho executado por muitas mãos, a Revide ampliou a participação no mercado de Ribeirão Preto. A tiragem auditada alcançou a expressiva média de 55 mil exemplares. A revista passou também a circular em Ribeirão Preto e mais 28 cidades da região. Apesar da tiragem abrangente para os padrões de uma revista regional, a demanda por mais exemplares continua crescente nos condomínios, bancas de revistas, pontos de distribuição, anunciantes, locais onde a revista circula gratuitamente todas as semanas. Esse foi o maior reconhecimento que a Revide conquistou. Com a demanda superior à oferta, sempre há novos leitores pedindo para serem incluídos no mailing da distribuição.
As mudanças provocadas pela internet ainda estão longe de terminar e a mídia do século XXI será diferente da forma de publicação do conteúdo que vigorou até aqui, seja pela personalização da informação, pela interatividade ou pelo dinamismo do noticiário. Com a necessidade sempre crescente por informação e conhecimento, os portais surgiram para atender a um número maior de pessoas, com mais rapidez, abrangência e custos menores. De olho nessa tendência, em junho de 2010, a Revide lançou o seu portal de notícias com o conteúdo da edição impressa, informações extras, vídeos, promoções e uma diversificada equipe de blogueiros para atender aos mais variados temas de interesse.
Os estudos apontam para uma situação diferente da estratégia massiva que vigorou até aqui. Quando um usuário acessa um portal, sente-se único, gosta de ser ouvido e interage. Essas mudanças, ainda que estejam em uma fase inicial, anunciam um novo padrão de informação que mistura as mídias antigas com as novas que se complementam e, ao mesmo tempo, competem entre si. As mudanças são cada vez mais rápidas, sem tempo para que as novidades sejam digeridas. Ferramentas de análise revelam que os tablets e celulares já respondem pela maioria dos acessos e estão tornando os computadores obsoletos.Visionário, o maior guru da comunicação, Marshall McLuhan, publicou, nos anos 60, livros proféticos ao escrever que com o passar do tempo os meios de comunicação seriam extensões dos próprios seres humanos. Quem olha para o grau de dependência que as pessoas possuem hoje constata que a era dos mobiles chegou e que esses aparelhos se tornaram uma extensão da vida.
Para continuar acompanhando essa nova tendência, a Revide lançou neste mês de julho, data do seu aniversário, um aplicativo disponível para iOS, Android e Windows Phone, que pode ser baixado, gratuitamente, na App Store, Google Play e Windows Phone Store. Além da versão digital completa da revista impressa e das edições especiais, o internauta terá acesso às notícias mais recentes do portal e às dicas do guia cultural e gastronômico. Com o aplicativo, também acessa o guia de serviços com endereços e telefones de diversos segmentos, participa das promoções do portal e assiste aos vídeos mais recentes do portal e do canal Revide no YouTube. Agora, com a versão digital da Revide, marco de uma nova etapa, você pode acompanhar todo o conteúdo da revista a qualquer hora e em qualquer lugar.