Ser influente

Ser influente

Pelo terceiro ano consecutivo, a Revide edita o projeto dos influentes para comemorar o seu aniversário de fundação. Este ano, a revista completa 24 anos. A cada ano, descobrimos uma nova significação do conceito de influentes, fato que serve para rejuvenescer o projeto. Assim, a cada edição é possível encontrar um significado novo para essa palavra cujo teor vai muito além do prestígio, da autoridade ou do poder.

Se examinássemos a sociedade colonial brasileira, veríamos que o conceito de influência estaria atrelado aos “donos do poder” como tão bem descreveu o famoso jurista Raymundo Faoro na sua mais famosa obra. Anos mais tarde, o conceito de influência foi maculado pela chancela da influência política, resumida naquele famigerado ditado do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Eram tempos de pouca liberdade, da hierarquia militarizada duramente imposta de cima para baixo.

Ainda bem que os tempos mudaram. Uma transformação significativa aconteceu, por exemplo, no universo corporativo lá pelos idos dos Anos 80. Quando o fluxo de demandas se intensificou, as empresas descobriram que precisavam “horizontalizar” os seus organogramas até então exageradamente verticalizados. Isso permitiu que à sombra dos cargos de chefia, surgissem pessoas influentes dentro das organizações que, apesar de não terem poder na hierarquia, eram respeitadas e admiradas pelo seu conhecimento e pela maneira ética que se comportavam no dia a dia.

Ainda dentro do universo empresarial, não dá para esquecer dos empreendedores e dos pioneiros que abriram caminhos com projetos audaciosos nunca antes imaginados. Essa lista de personagens influentes se estende aos escritores, aos cientistas, aos iluminados e também ao mais simples cidadão, que sabe cativar a audiência a sua volta. Mesmo inconscientemente, as pessoas estão sempre buscando inspiração, exemplos, referências na forma de pensar e de agir. A mídia das celebridades cresceu tanto nos últimos anos justamente porque explora essa carência coletiva.

Na era do google, do facebook e do twitter, influência significa “trending topics” ou “TTs” traduzidos como os nomes mais postados no twitter em tempo real. Vejam só quanta mudança: os Trending Topics ganharam tanta força que são comentados frequentemente pelos usuários como TT e mobilizam correntes para colocar um tema na lista e ter exposição mundial. São novas nuances da influência.

Quando se elabora uma lista, com todas as imperfeições que ela possa conter, tenta-se dar uma dimensão para essa palavra de significado tão abrangente e tão abstrato. Este ano, o projeto da Revide confiou aos leitores da revista essa difícil missão de escolher os influentes aos leitores da revista. Sem fazer qualquer tipo de sugestão de nomes, a empresa de pesquisa de Ribeirão Preto Raomarketeer entrevistou 1.294 pessoas em seis regiões da cidade, 58% do sexo feminino e 42% do sexo masculino.

Nesta edição, você encontra o resultado dessa pesquisa. São 25 segmentos que apresentam os três mais votados de cada categoria. O projeto não tem a pretensão de elaborar uma lista inquestionável e definitiva. Trata-se de uma pesquisa que expressa a opinião de uma parcela da população, neste caso específico, uma amostra do que pensam os leitores da Revide.

Compartilhar: