Ditador insano

Ditador insano

O que parecia impossível e totalmente fora de qualquer previsão lógica aconteceu. O mundo está em guerra novamente. Em pleno Século XXI, a humanidade estava preocupada com as questões ambientais, em superar as desigualdades sociais e retomar as atividades econômicas depois de dois anos de uma pandemia que matou milhões de pessoas. A economia mundial foi abalada pela Covid-19 e muitas atividades ainda não se recuperaram inteiramente. As catástrofes climáticas se intensificaram e matam milhares de pessoas todos os anos. Se não bastassem todas essas adversidades, uma guerra injustificada surgiu para matar inocentes e aumentar a pobreza. O genocídio dos judeus ocorrido na Segunda Guerra Mundial ainda continua muito vivo na história recente, mas nem isso foi suficiente para evitar o confronto de consequências imprevisíveis.   

A guerra da Rússia contra a Ucrânia revelou o perigo das ditaduras que sugiram em vários países do mundo nos últimos anos. São líderes autocratas que conseguem minar o poder e a influência de outras instituições como o Judiciário, a imprensa e o poder legislativo. Num processo gradativo e crescente se tornam senhores absolutos do destino de milhões de pessoas. Até então, a comunidade internacional vivia às voltas com o ditador da pequena Coreia do Norte, Kim Jong Un. Agora, a situação mudou bastante, a Rússia virou uma ameaça para todos os países do mundo. O ditador Vladimir Putin comanda com mão de ferro a maior potência nuclear do planeta. Putin censurou a imprensa, eliminou opositores, reprime com violência manifestações de rua e controla o Congresso e o Judiciário. Ele toma todas as decisões sozinho, é dele a última palavra sem que ninguém possa confrontá-lo. O ditador russo tem sob seu poder mais de 5.000 ogivas nucleares que podem destruir a Terra. 

Ninguém ganhará com a guerra provocada pelo ditador russo. Os maiores prejudicados serão milhões de ucranianos. Ao final do conflito, a Ucrânia será um país arrasado e ainda corre o risco de ficar sob o domínio da Rússia. O povo russo também pagará uma conta pesada pelas atrocidades cometidas por seu governante. Os efeitos da guerra afetarão todos os países. É incrível como num mundo tão cheio de mecanismos e controles, uma pessoa só detenha o poder de fazer tanta destruição. A lição que fica para outros países é que os líderes com vocações ditatoriais não podem avançar, precisam ser contidos antes que seja tarde demais. 

Compartilhar: