As metáforas do esporte

As metáforas do esporte

As Olimpíadas de Tóquio terminaram, mas deixam um legado que transcende as conquistas do esporte. No Brasil, ao contrário dos países que são potências olímpicas, entra governo e sai governo e o esporte não se desenvolve com políticas públicas que poderiam beneficiar as populações mais carentes do país. Na maioria dos casos, as conquistas resultam de esforço pessoal dos atletas, do treinamento improvisado no ambiente em que cresceram e de apoios circunstanciais no decorrer da carreira. 

A primeira atleta a conquistar uma medalha de ouro na ginástica, Rebeca Andrade, só se tornou uma campeã porque uma tia que trabalhava em um ginásio de esportes, em Guarulhos, pediu uma oportunidade de treinamento para a sobrinha. Por obra do acaso, uma professora de boa vontade atendeu ao pedido, o que abriu as portas da carreira. À medida que as vitórias e as derrotas foram acontecendo, o país tomou conhecimento dessas histórias de superação. Foi estarrecedor saber que o representante brasileiro do arremesso de peso treinou num terreno baldio, em Bragança Paulista, numa pista improvisada. Na reta final da preparação, Darlan Romani contraiu a Covid 19, passou por uma cirurgia de hérnia de disco e mesmo assim alcançou o quarto lugar. 

O Brasil desconhecia quem era Alisson dos Santos, o corredor dos 400 metros com barreira que ganhou uma medalha de bronze. Depois da conquista, ficamos sabendo que o atleta de São Joaquim da Barra, no início da carreira, improvisava obstáculos com canos de PVC. O esporte é sempre uma boa metáfora de vida. De um jeito muito prático e objetivo ensina sábias lições: o caminho da evolução passa pelo treino e pelo sacrifício. Nessa caminhada se aprende a perder e a ganhar. Perguntado sobre porque tinha sido eliminado nas olímpiadas, o multicampeão de tênis, Novak Djokovic, respondeu humildemente. “Eu perdi”. Os atletas flagrados no doping descobrem que não se pode ganhar a qualquer preço. O fair play também faz parte. Na final feminina do judô, a atleta que ganhou abraçou e ergueu a segunda colocada. Na disputa do skate, os atletas comemoravam as boas manobras dos concorrentes. Na disputa do salto em altura, os dois melhores atletas chegaram à conclusão que poderiam até mesmo dividir a medalha de ouro.

Compartilhar: