Tapas na irracionalidade

Tapas na irracionalidade

A irrefutável evidência dos números mostra que a pandemia está sendo gradativamente vencida pelas vacinas. Mesmo assim, só no Brasil são cerca de 660 mil mortes, uma tragédia sem precedentes. Quando parecia que o mundo literalmente respiraria aliviado, sem máscaras e sem o medo de contrair um vírus tão contagioso, eis que uma inesperada guerra ressurge 83 anos depois do segundo conflito mundial, que tanta dor e sofrimento provocam em milhões de pessoas. Independentemente das razões ou das insanidades que levam a um conflito dessa proporção, um confronto nuclear entre grandes potências que pode até extinguir a civilização humana ou provocar um retrocesso de séculos. Simbolicamente, a guerra significa o fracasso da raça humana.  Milhares de vidas já se perderam. Os prejuízos econômicos e sociais demorarão décadas para serem recuperados. Quem viu ou esteve envolvido com a guerra ficará marcado por toda a vida. A agressão da Rússia contra a soberania da Ucrânia é injustificável. 

Nesse cenário desalentador, o tapa na cara desferido pelo ator Wil Smith no comediante Chris Rock por causa de uma piada de mau gosto, na cerimônia de entrega do Oscar, foi mais um ato simbólico do fracasso da racionalidade para tentar solucionar conflitos. Mesmo em franca decadência pela mesmice ou a baixa qualidade das produções, o Oscar também possui uma simbologia mundial, pois se trata de uma festa de gala global com o charme do tapete vermelho. Não é preciso pensar com muita profundidade para compreender que a guerra ou a violência com as próprias mãos não são os melhores caminhos para resolver diferenças por quem se sente ofendido ou acha que tem direitos internacionais para serem reconhecidos. 

De certa forma, essa reação desproporcional também pode ser observada no dia a dia das ruas. Ela se materializa quando alguém descontrolado descarrega um revólver em outra pessoa por causa de uma discussão de trânsito, quando um ministro acha que pode censurar os artistas de um show ou quando um marido ou companheiro agride a namorada, esposa ou companheira.  Contudo, não se pode deixar essa onda pessimista tomar conta do rumo das relações humanas. Embora não recebam tanto destaque, as atitudes solidárias, a busca pelo diálogo, a calma e a sensatez são iniciativas e posturas que ainda sustentam esse mundo conturbado contra esses acessos de fúria irracional. 

Compartilhar: