A turma do pedal

A turma do pedal

Uma mudança positiva que ocorreu nos últimos anos foi a disseminação da atividade física, embora ainda exista muita gente sedentária que sempre arruma alguma desculpa para adiar o imprescindível início da prática esportiva. Nessa onda dos hábitos mais saudáveis, as pedaladas de bike, sozinho ou em grupo, viralizaram.  

Basta olhar na rua. Em Ribeirão Preto, principalmente aos finais de semana, tem muita gente caminhando, correndo ou pedalando, seja pelo prazer de realizar uma atividade esportiva ou numa pegada mais competitiva para diminuir tempos, aumentar distâncias e quebrar os próprios recordes. De carona, o condicionamento físico e os indicadores da saúde melhoram. Além de queimar calorias, o ciclismo aumenta a força muscular e a capacidade aeróbica. Na descida todo o santo ajuda, mas na subida só com uma marcha mais leve. Tem ainda a exposição ao Sol que faz bem à saúde.  

Recentemente, conheci um grupo formado por amigos e familiares que há um ano pedala domingo de manhã, descontraidamente, sem compromisso com resultados. Vale a diversão. Puxado pelo empresário Bráulio Bessa, que planeja o trajeto e a distância, os ciclistas do grupo andam pela zona urbana e rural de Ribeirão Preto, em meio aos canaviais e às estradas de terra, descobrindo lugares ignorados por quem anda de carro. Um jeito diferente de redescobrir a cidade que você pensa que conhece.

A pedalada ainda faz algumas paradas estratégicas para o reabastecimento do grupo em estabelecimentos que se especializaram em atender a turma do pedal com café, lanches, sucos e água de coco. Um dos pontos mais movimentados é a Toca do Chico na estrada de terra depois do Condomínio Alphaville. Na rodovia José Fregonesi, em direção a Cravinhos, tem uma fazenda que serve um café tipicamente mineiro com pão de queijo e doce de leite. Os benefícios para quem pratica algum esporte vão muito além da questão física. As conversas em grupo e a paisagem diferente mudam a rotina habitual dos pensamentos, muitas vezes contaminados pelo isolamento e os problemas do cotidiano. A pedalada com um trajeto um pouco mais longo e mais difícil ensina na prática que a pressa e a paciência não conseguem andar juntas. Já a determinação e o suor são ingredientes indispensáveis para quem não quer parar antes de vencer os obstáculos e atingir a meta. 

Compartilhar: