A importância do efeito borboleta para o sucesso das empresas

A importância do efeito borboleta para o sucesso das empresas

De acordo com uma matéria publicada pelo G1, em 1952, o escritor de ficção científica norte-americano Ray Bradbury publicou o conto "O som do trovão". Nesse conto, um personagem pisa em uma borboleta e esse pequeno detalhe traz graves consequências - incluindo a chegada de um líder fascista ao poder.

Em 1961, o que era ficção tornou-se realidade científica. Naquele ano, o meteorologista Edward Lorenz, também norte-americano, trabalhava em um modelo matemático para a previsão do tempo. Ao inserir dados no modelo, concluiu que algumas poucas casas decimais aparentemente insignificantes, ao longo do tempo, poderiam ocasionar alterações monumentais.

Para Lorenz, isso equivalia a dizer que o vento que causa o bater de asas de uma borboleta no Brasil poderia ocasionar um tornado no Texas, nos Estados Unidos. Assim, de acordo com o G1, nascia a teoria do efeito borboleta, indicando que variações muito pequenas podem parecer insignificantes, mas poderão gerar enormes mudanças ao longo do tempo.

Segundo uma matéria publicada pela Four Week MBA, as empresas podem alavancar o efeito borboleta incorporando pequenas ações positivas, as quais poderão gerar consequências positivas significativas para o sucesso do negócio. O sucesso reside em utilizar o efeito borboleta para nutrir relacionamentos.

“As empresas são sobre pessoas e o sucesso depende de fortes relacionamentos entre funcionários, clientes e outras partes interessadas”, afirma a Four Week MBA. A matéria sugere que as ações positivas sejam direcionadas, principalmente, aos funcionários e clientes.

Funcionários

Richard Branson disse uma vez que os funcionários vêm em primeiro lugar, não os clientes. Se os funcionários forem atendidos primeiro, eles naturalmente cuidarão bem dos clientes. O senso comum diz que tratar mal os funcionários leva a uma força de trabalho ineficaz.

Além do mais, funcionários insatisfeitos ficam mais propensos a tratar mal os clientes, que, se forem mal tratados, procurarão os concorrentes. Portanto, as empresas devem dedicar um tempo para elogiar seus funcionários (obviamente, quando merecerem ser elogiados) e, ao mesmo tempo, incentivá-los a elogiar uns aos outros.

Na verdade, a pequena ação de elogiar uma funcionário tem o potencial de espalhar boas vibrações pela empresa (efeito borboleta). Isso permite que seja criada uma cultura organizacional positiva que, consequentemente, será transmitida aos clientes.

Clientes

Os clientes são a alma de um negócio, porém, inúmeras empresas não os escutam. Para minimizar tal problema, empresas de grande porte possuem Serviço de Atendimento ao Cliente (SACs). Porém, muitos SACs são frustrantes, pois é muito difícil conseguir falar com um ser humano.

Embora muitas reclamações possam ser ilegítimas, muitas outras fornecem informações valiosas sobre como uma empresa pode elevar seus padrões de atendimento. Responder a cada reclamação ou sugestão com empatia deixa uma impressão duradoura no cliente e garante que ela saia com uma experiência positivas (efeito borboleta).

Ivan Misner, fundador e CEO do Business Network International (BNI), em um de seus podcasts, faz importantes considerações sobre como usar o efeito borboleta ao seu favor, tanto para aprimorar os seus negócios como para melhorar sua vida pessoal e profissional. Vale a pena ouvir a história contada por ele:
https://www.youtube.com/watch?v=F5sSO1bqfhs

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