"Abtus extranhos"

"Abtus extranhos"

Outro dia, na sala dos professores de uma faculdade onde dou aula, ouvi uma estória interessante. Um professor comentou que foi abordado por um empresário, o qual solicitou a indicação de um profissional da área de RU. O professor pensou bastante e, humildemente, afirmou desconhecer tal área dentro da Administração. Chegou até a dizer que poderia estar defasado, pois a Administração é uma ciência dinâmica; portanto, novos conceitos surgem a cada dia.

O empresário começou a rir e tirou um sarro da cara do professor ao afirmar: “Que vergonha, você nem parece um professor universitário. Vai me dizer que nunca ouviu falar da área de Recursos Umanos (RU)!” 

A língua portuguesa é muito difícil. Com certeza, caso um professor de português leia este artigo, encontrará erros. Porém, isso não é desculpa para cometermos erros bizarros. Temos que ter mais cuidado ao falar e, principalmente, ao escrever e enviar mensagens por e-mail. A besteira falada fica só na memória do receptor da mensagem, enquanto a besteira escrita fica registrada.

No ambiente empresarial, esta preocupação deve ser levada muito mais a sério. Imagine qual imagem você passaria a um colega de trabalho, a um superior hierárquico, a um cliente ou a um funcionário de outra empresa ao escrever um e-mail com erros bizarros de português.

Durante os quinze anos que exerço o magistério no ensino superior, já vi coisas escritas em provas e trabalhos que matariam o “Aurélio” de desgosto. Dentre as melhores, lembro que, em um trabalho acadêmico, um aluno escreveu que os gerentes da empresa onde trabalhava possuíam “abtus extranhos”. Por alguns segundos, pensei que ele pudesse estar utilizando algum termo em latim que eu desconhecia. Na verdade, ele quis dizer que os gerentes possuíam hábitos estranhos.

Que tal abandonar o “abtu extranho” de não conferir as coisas que escreve? Lembre-se que sua imagem poderá ir para o lixo caso cometa algum erro bizarro de português. “Perda” um pouco de tempo para “com ferir” suas mensagens! Sua imagem profissional e o “Aurélio” agradecem.
 

Compartilhar: