Ao mestre com carinho

Ao mestre com carinho

Caso façamos um pequeno esforço, com certeza nos lembraremos de algum ensinamento importante que recebemos de um professor. Além de nossos pais e parentes mais próximos, mesmo que não percebamos, foram eles que ajudaram a construir os valores e conhecimentos que possuímos.

Você se lembra de quando era pré-adolescente e possuía dezenas de dúvidas sobre sexo? Não havia como perguntar aos pais, pois a vergonha não permitia. Também não havia como perguntar aos amigos, pois seria um “mico” muito grande. Felizmente, quando eu tinha 11 anos e estudava em um colégio de orientação católica, tive o prazer de conhecer a professora Odete.

Ela teve a grande ideia de ministrar aulas sobre educação sexual durante a disciplina de educação religiosa. Imaginem a coragem que essa mulher, que já tinha sido freira, teve ao abordar tal tema em um colégio católico, há trinta anos atrás. Durante as aulas, os alunos ficavam atentos e maravilhados com tudo que ia sendo explicado.

Depois das aulas teóricas, a professora Odete utilizava uma caixa de sapatos para pegar as dúvidas que escrevíamos em pequenos papéis, sem, logicamente, identificar os autores. Dentre tais perguntas, nunca me esquecerei daquela que perguntava se a mulher podia ficar grávida se dançasse muito agarrada com um homem. Com toda a calma do mundo, respondeu que isso só ocorreria caso dançassem pelados e houvesse um coito.

No final de semana passado, a turma com a qual estudei durante muitos anos organizou um churrasco de confraternização. Antes de irmos, combinamos de nos encontrar em uma praça, pois muitos não sabiam como chegar ao local marcado. Enquanto esperávamos a turma se agrupar, passou uma senhora ao nosso lado e logo foi reconhecida, era a professora Odete. Ficamos extremamente felizes com o encontro inesperado, agendado pelo destino. Prontamente a convidamos para o churrasco e ela aceitou. Logo que chegamos, chamei-a para conversar e agradeci por aquelas aulas que tinha nos dados há trinta anos.

Estou me sentindo mais leve por ter feito essa justa homenagem e aproveito para pedir desculpas àqueles mestres que não homenagearei, simplesmente por falta de espaço, pois são muitos os merecedores. Hoje é o dia dos professores; portanto, não se esqueça de agradecer a todos os seus mestres. Sem eles, você não conseguiria nem ler o que acabei de escrever.

Caso queira conhecer algumas sugestões de filmes que tratam da difícil arte de ensinar, acesse o link:

https://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,no-dia-do-professor-conheca-10-filmes-sobre-a-dificil-arte-de-ensinar,945682,0.htm

Compartilhar: