Arquitetura corporativa: ambientes ideais aumentam a produtividade

Arquitetura corporativa: ambientes ideais aumentam a produtividade

Antigamente, de acordo com a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa, era comum que os gestores pensassem que a remuneração fosse o único fator a ser levado em conta para manter um colaborador na empresa.

Claro que muitas pessoas se mantêm no emprego por conta da questão financeira, mas se elas estiverem satisfeitas no ambiente de trabalho, certamente serão mais produtivas. Isso representa um ganho considerável para a empresa, tanto em relação ao retorno financeiro quanto à identidade perante aos clientes e o mercado no qual está inserida.

“Se o seu ambiente corporativo não permite inovações tão grandes como os do Google e Facebook, uma boa alternativa para envolver os colaboradores são projetos de arquitetura corporativa que valorizem a sustentabilidade. Vale ressaltar que é preciso levar em consideração a função e os trabalhos exercidos na empresa para fazer o planejamento de um ambiente corporativo”, afirma a T2.

O site Terra comenta que o ambiente de trabalho é um dos fatores que influenciam a produtividade dos colaboradores de uma empresa. Um local agradável e funcional pode promover pessoas a se concentrar e desenvolver melhor suas atividades enquanto outros espaços não trazem tanta inspiração.

Na matéria publicada pelo Terra, a arquiteta Sonia Acciaris, sócia do escritório Casa 3 Arquitetura, especializado em desenvolver ambientes corporativos, conta que a partir das normas básicas de conforto ambiental e ergonômico, proporcionar espaços funcionais para os colaboradores é a chave para melhorar a produtividade da empresa.

"Um mobiliário adequado para desenvolver suas atividades, uma cadeira confortável e ergonômica e um ambiente de trabalho leve e descontraído ajudam no aumento da concentração e no relacionamento entre os colaboradores, aumentando a produtividade na empresa", conta Sonia.

Além disso, a arquiteta explica que investir em áreas de descanso também é importante para que os colaboradores, mesmo durante o horário de trabalho, encontrem condições de relaxar para, em seguida, retomar suas atividades.

"Salas de descanso são cada vez mais populares e essenciais, principalmente em empresas que já entenderam que a produtividade dos colaboradores também depende de seu bem-estar. São ambientes criados para que a equipe tenha momentos de relaxamento. Além disso, ajuda muito na integração entre setores", explica Sonia.

Segundo a arquiteta Juliana Ultado, sócia proprietária do Studio Juliana Ultado Arquitetura e Design, a arquitetura corporativa tem um objetivo muito importante, que vai além de otimizar o espaço e deixá-lo funcional, pois ela visa transformar o ambiente corporativo em um lugar aconchegante e saudável, fazendo com que os colaboradores executem sua jornada de trabalho, que ocupa as melhores horas do dia, em um local agradável e produtivo.


Juliana destaca a importância dos espaços de descanso, também conhecidos por espaços de descompressão. “Todo o cuidado com o colaborador é fundamental, desde o seu local de trabalho até o momento de descanso. Afinal, na sua grande maioria, os colaboradores passam o dia todo na empresa; portanto, precisam renovar suas energias”, afirma a arquiteta.

Compartilhar: