Aumente as curtições no facebook

Aumente as curtições no facebook

Ao longo dos últimos anos, as marcas têm abraçado o Facebook como um canal de marketing essencial para impulsionar o envolvimento e o reconhecimento da marca. A pergunta que fizemos é se alguma delas produz conteúdo que cria um engajamento maior no Facebook do que outros. À procura de respostas, codificamos mais de 1.000 posts no mural de 98 marcas globais, com a esperança de obter uma melhor compreensão de como diferentes posts impactam no número de “curtir” que um post recebe. Por meio de uma pesquisa, foram identificados oito maneiras para os gerentes de marketing aumentarem o número de “curtir” que um post recebe:

1º) Expressar-se por meio de fotos. Cada imagem conta uma história e uma foto pode transmitir uma importante mensagem, de forma rápida e fácil;

2º) Seja atual. Mesmo quando o post faz uma sugestão para se consumir um determinado produto ou serviço de uma empresa, caso esteja associado a um conteúdo atual, é considerado mais “apresentável” pelos consumidores, não sendo associado a uma mera promoção;

3º) Não hesite em mostrar sua cara. Promova a marca e seus produtos. Os consumidores visitam os murais das marcas quando se identificam e querem se envolver com elas Além disso, não se esqueça que esperam encontrar mensagens promocionais;

4º) Compartilhe as vitórias. Agradeça sempre ao público, pois eles querem estar alinhados com um vencedor. Ao compartilhar as histórias de sucesso, conquistas, prêmios e elogios por meio de posts, os consumidores podem sinalizar aprovação e, ao mesmo tempo, desfrutar a glória de uma marca com a qual se identificam;

5º) Eduque os fãs. Crie valor informativo. Muitos consumidores esperam aprender coisas importantes e úteis por meio dos posts. Essa educação pode incluir o fornecimento de informações sobre a história da marca, a forma como a empresa produz seus produtos ou serviços e, inclusive, como se relaciona com o mercado (governo, meio ambiente, fornecedores etc.);

6º) Humanize a marca. Injete emoções. Os consumidores “curtem” mensagens que pintam a marca como um objeto vivo e expressam emoções humanas;

7º) Humor é o melhor remédio. Ria e todo mundo rirá com você. Porém, é preciso ter bom senso e usar o humor com muita sabedoria, na dose e no momento certo. Descobrimos que postar fotos engraçadas é uma das formas mais comuns de utilizar o humor nos posts;

8º) Peça para “curtir”. Peça e você receberá. É tão simples quanto parece. Constatamos que se a empresa pedir diretamente para “curtir”, há uma tendência maior para que os posts sejam “curtidos”. Logicamente, isso deve ser feito de uma maneira educada. Além disso, o pedido não pode ser exagerado, pois, caso isso seja feito, poderá ocorrer uma reação negativa dos consumidores.

Autores: Arvind Malhotra, Claudia Kubowicz Malhotra e Alan See
Fonte: MIT Sloan Management Review apud Revista Administrador Profissional / Ano 36 / nº 320
 

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