Bitcoin: a moeda digital

Bitcoin: a moeda digital

Quando fazemos um pagamento com uma nota de 50 Reais, estamos fazendo um pagamento que é rápido, barato, e que não requer intermediários. Rápido, porque o tempo para a transação ser finalizada é o tempo de entregar a cédula ao vendedor. Barato porque não há taxas nesta transação. Sem intermediários porque não é necessário que nenhuma outra empresa participe do processo, nem do lado do comprador, nem do lado do vendedor.

Atualmente, quando compramos pela Internet, as formas de pagamento eletrônico utilizadas são lentas, caras e requerem intermediários. Se pegarmos como exemplo um pagamento com boleto, este deixa de ser rápido, pois além de o comprador ter que gerá-lo e imprimi-lo, deverá ir ao banco para efetuar o pagamento. Além disso, o vendedor só receberá o dinheiro alguns dias depois. Este pagamento também tem um custo maior, dado que, além do custo do boleto, o vendedor precisa ter uma conta bancária e o comprador, às vezes, tem que se deslocar para pagá-lo. Finalmente, sempre há o banco intermediando a transação, e às vezes, outras empresas como o Paypal, por exemplo.

Entender o bitcoin é relativamente simples. Trata-se de uma tecnologia digital que permite reproduzir em pagamentos eletrônicos a eficiência dos pagamentos com cédulas. Pagamentos com bitcoins são rápidos, baratos e sem intermediários. Além disso, eles podem ser feitos para qualquer pessoa, que esteja em qualquer lugar do planeta, sem limite mínimo ou máximo de valor. É por isso que as bitcoins estão ganhando muitos adeptos pelo mundo afora.

Recentemente, Bill Gates, em uma entrevista ao canal de negócios TV Bloomberg, disse que “o bitcoin é excitante porque é barato”. Hoje já é possível fazer doações em bitcoins para instituições globais como Greenpeace ou Wikipedia, ou comprar passagens aéreas na Expedia, ou dar entrada para um apartamento na Tecnica, tudo usando bitcoins (1).

“O bitcoin possibilita coisas novas, que não são possíveis com o sistema financeiro global atual. Pela dificuldade de uso e baixa adoção, muitos acreditam que o bitcoin é uma bolha, ou uma febre passageira. Há até mesmo desinformados que, não entendendo como a tecnologia funciona, afirmam que é uma pirâmide financeira. A maioria das mentes brilhantes do mundo discorda, percebendo que a facilidade de uso e adoção são ganhos graduais de qualquer tecnologia nova. Não se sabe se o bitcoin é o protocolo que chegou para ficar, mas todos concordam que cripto-moedas vão conquistar o mundo. E a medida que o tempo passa, o bitcoin vai se tornando cada dia mais usado, ganhando força e credibilidade”. [Wladston Viana (2)].

Com certeza, este texto gerou muito mais dúvidas em sua cabeça do que explicações, portanto, sugiro que acesse o link na sequência para assistir a um vídeo altamente didático sobre bitcoin: https://www.mercadobitcoin.com.br/o-que-e-bitcoin/ . Somente o futuro dirá se ela realmente chegou para ficar! Enquanto isso, é importante conhecermos melhor esta moeda digital.

Fontes: https://www.bitcoinbrasil.com.br/o-que-e-bitcoin (1); https://blog.bussoladoinvestidor.com.br/o-que-e-bitcoin/ (2).

 

Compartilhar: