BNDES FGI: ferramenta para facilitar o crédito para as empresas

BNDES FGI: ferramenta para facilitar o crédito para as empresas

Um dos principais aspectos que inviabilizam a obtenção de crédito pelas empresas é a impossibilidade de oferecer garantias às instituições financeiras. Dessa forma, fica muito difícil implantar projetos de investimento que gerarão um crescimento do negócio, pois, normalmente, eles requerem um capital maior.

Essa opinião é ratificada pelo Sebrae, que afirma que as empresas encontram dificuldades no momento de pedir crédito por causa das garantias exigidas pelas instituições financeiras. Essa exigência, na prática, inviabiliza a contratação do financiamento desejado ou leva à aprovação de um financiamento em condições menos favoráveis, considerando variáveis como os prazos de carência e amortização, taxa de juros e valor de entrada.

Visando amenizar tal problema, em 2009, foi criado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o Fundo Garantidor para Investimentos (FGI). Seu principal intuito é de colaborar para a ampliação do acesso ao crédito às empresas com receita operacional anual de até R$ 300 milhões. Para tanto, o fundo complementa garantias, assumindo parte do risco de crédito em operações de financiamento.

Para obter um financiamento com a garantia do BNDES FGI, a empresa deve procurar um banco habilitado a operar com garantia do Fundo. O custo para utilização da garantia do BNDES FGI é chamado de Encargo por Concessão de Garantia (ECG) e depende do valor financiado, do percentual garantido pelo Fundo e do prazo de financiamento. O ECG é calculado e cobrado a cada liberação e no site do BNDES é possível fazer uma simulação.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o aumento do volume de crédito para micro e pequenas empresas, mesmo com o aumento da taxa média de juros, que passou de 30,9 % ao ano (em 2020) para 34,9% ao ano (em 2022), confirma uma melhoria do cenário. “Os dados demonstram a importância dos fundos garantidores para o crédito aos pequenos negócios. Eles tiveram uma atuação de extrema importância desde o início da pandemia e permitiram o aumento do crédito concedido para os pequenos negócios”, comenta Melles.

Além de facilitar o acesso ao crédito das micro e pequenas empresas, os financiamentos com a garantia do BNDES FGI também podem atender as empresas de médio porte, visto que, conforme já comentado, contemplam empresas com receita operacional anual de até R$ 300 milhões. Minha sugestão para essas empresas é que, caso se interessem em cotar essa operação, procurem, além dos bancos tradicionais onde já possuem parceria, os chamados bancos de atacado, ou seja, bancos que se especializaram em atender empresas de um porte maior.

Segundo Felipe Brasileiro Teixeira Júnior, superintendente regional do Banco Daycoval em Ribeirão Preto, os bancos de atacado podem oferecer mais vantagens aos clientes. Uma delas é o atendimento mais exclusivo e customizado. Além disso, por ser um dos pioneiros na concessão de financiamentos com a garantia do BNDES FGI, o Daycoval adquiriu know-how na concessão dessa linha de crédito. Esse conhecimento propicia a vantagem de maior agilidade no processo de análise de crédito e, consequentemente, uma liberação mais rápida dos recursos para que o cliente possa implantar seu projeto de investimento.  

Compartilhar: