Bom humor: remédio para o estresse e a ansiedade

Bom humor: remédio para o estresse e a ansiedade

Infelizmente, é bem provável que você tenha algum colega de trabalho que vive sempre mal humorado. Fale a verdade, só de pensar que irá encontrá-lo seu estômago “embrulha”. Quando, por educação, você pergunta se está tudo bem, ele faz aquela cara de quem “comeu e não gostou” e conta um dos seus milhares de problemas. O mal humorado é aquela pessoa que está sempre estressada, com a fisionomia sisuda e que vê problema em tudo.

Segundo Patrícia Bispo, é inegável que cada vez mais as pessoas são submetidas a ambientes estressantes. Basta apenas parar e observar o comportamento dos motoristas em horário de pico. Raras são as fisionomias que em um trânsito lento mostram-se "leves" e sem testas franzidas. Quando chega ao trabalho, o indivíduo pode deparar-se apenas com a rede da internet lenta, por uns minutinhos, mas isso é suficiente para fazê-lo "soltar fumaça" pelas narinas e considerar que todo o seu dia de trabalho será um verdadeiro caos. O remédio para aliviar toda essa tensão é simples e não custa um único centavo: sorrir.

O simples ato de rir ajuda, por exemplo, o ser humano a liberar serotoninas e endorfinas - neurotransmissores que se disseminam por todo corpo e que proporcionam uma imensa sensação de bem estar e prazer. A teoria de que sorrir faz bem a qualquer um, independentemente da idade, não é recente e tem sido adotada até em alguns casos que auxiliam no tratamento de pessoas enfermas. Um filme que retrata muito bem essa linha de pensamento é "Patch Adams - O Amor é Contagiante" (1998), uma comédia dramática com o ator Robin Williams, que interpretou um famoso médico norte-americano.

Para ajudar os colaboradores a enfrentar tanto os problemas organizacionais quanto os pessoais com alguma leveza, algumas empresas apostam no bom humor e dão uma "força extra" para que eles encontrem tempo para dar um sorriso e compreendam que viver não significa, obrigatoriamente, estar "ligado" numa alta voltagem. Na LG Sistemas, empresa que atua no segmento tecnológico, o bom humor faz parte dos valores organizacionais e está inserido no dia a dia de trabalho. De acordo com Karina Pimentel, gerente de RH, o aumento da competitividade, ocasionado pelo evento da globalização e pela acirrada corrida empresarial em busca da sobrevivência neste novo cenário, acarretou um ambiente de trabalho de maior pressão e, consequentemente, trabalhadores com maiores níveis de estresse e ansiedade.

Esses dois vilões do bom humor, o estresse e a ansiedade, contribuíram para uma significativa piora dos relacionamentos interpessoais, o que gerou uma predisposição maior para a presença de conflitos no ambiente corporativo e a instalação de doenças ocupacionais. "Diante desse contexto, as organizações começam a investir em políticas de qualidade de vida no trabalho. Posterior a isso, percebem-se investimentos em políticas de qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho, ou seja, as organizações passaram a adotar uma visão holística dos seus colaboradores, preocupando-se também com o bem estar deles, mesmo quando os colaboradores não estão trabalhando. Atualmente, percebem-se também investimentos em políticas e estímulos ao bom humor, além de total combate ao mau humor dentro e fora da organização", avalia Karina.

Ao ser indagada sobre as razões que levaram a LG Sistemas a investir no bom humor, ela afirma que não houve um fato relevante, pois esta prática faz parte da cultura organizacional e a companhia acredita verdadeiramente que um ambiente de trabalho alegre torna o dia a dia dos colaboradores mais agradável, uma vez que todos estão comprometidos com os resultados. Além disso, continua a gerente de RH, é de conhecimento de todos que o bom humor é um grande aliado da saúde e, consequentemente, da melhoria da produtividade.

Fonte: www.rh.com.br

 

Compartilhar: