Brindes corporativos: estratégia para fortalecer o branding

Brindes corporativos: estratégia para fortalecer o branding

De acordo com a Freeshop, os brindes corporativos são ferramentas de relacionamento que valorizam e fidelizam o consumidor, sendo muito mais do que lembrancinhas agradáveis, pois fazem parte de uma estratégia mais completa que envolve o branding da marca.

O conceito de Branding está relacionado a forma com que a empresa se posiciona e de uma estratégia de gestão da organização e todos os elementos que fazem o público se lembrar dela, como a identidade visual ou o tom de voz. Estar bem alinhado quanto às estratégias de branding traz benefícios como:
 

1. Maior valor agregado a marca;

2. Maior presença na vida do consumidor;

3. Aumento da fidelidade do público.


Presentear os clientes com brindes promocionais faz com que seja criada uma lembrança positiva, proporcionado, segundo a Freeshop, 4 principais vantagens às empresas:
 

1. Fortalecem o branding de sua marca
 

O branding é a maneira que a sua marca se posiciona. Por isso, é possível utilizar os brindes para tornar essa proximidade com cliente algo físico e palpável. Apesar disso, é preciso levar em consideração o momento em que eles serão entregues.
 

A importância dos brindes corporativos tende a aumentar se sua empresa promove um passeio com os clientes, por exemplo, a experiência será ainda mais memorável com a entrega de mimos como squeezes personalizadas ou mochilas do tipo saco. Eles valorizarão ainda mais a lembrança positiva, pois são úteis e versáteis, possibilitando que o cliente o utilize diversas vezes e, com isso, fortaleça a presença da marca em sua rotina.
 

2. Podem fidelizar os clientes
 

A partir do momento em que os brindes criam uma memória positiva junto à marca, eles poderão facilitar a fidelização dos clientes.
 

Como o objetivo de um branding bem planejado é a gestão de marca, os brindes são os gatilhos de memória que estabelecem confiança e relacionamento emocional com a empresa. Por isso, a contextualização no momento de entrega do brinde é essencial. Faz parte de uma estratégia maior junto ao público.
 

E nunca é demais lembrar: é muito mais barato manter um cliente fidelizado do que reconquistá-lo. Saber utilizar os brindes promocionais como ferramentas para isto é fundamental.
 

3. Brindes promocionais deixam uma impressão positiva e duradoura
 

Para ser lembrado de maneira positiva é importante envolver o consumidor. Ainda que a utilização de seus produtos ou serviços seja sazonal, como em períodos de férias, os brindes sempre trarão lembranças imediatas sobre o quão prazerosa foi a experiência com sua empresa.
 

Hotéis ou pousadas, por exemplo, podem trabalhar este relacionamento por meio de toalhas, canecas ou outros pequenos objetos que deixem o cliente com vontade de viajar de novo para o local. Cada negócio merece uma atenção especial sobre qual tipo de brinde promocional será oferecido.
 

4. São importantes para fortalecer o relacionamento com os colaboradores
 

Fortalecer o branding de sua marca é importante não só no relacionamento com os clientes, mas também como estratégia de comunicação interna. Os brindes podem ser utilizados no relacionamento com os colaboradores em situações como:
 

1. Ocasiões corporativas;

2. Eventos promovidos pelo RH;

3. Comemorações especiais — como o aniversário do colaborador ou premiações no alcance de metas.
 

Esse tipo de investimento fortalecerá a relação emocional junto à empresa, funcionando como uma premiação por esforços, o que resultará em um ambiente de trabalho mais agradável.

A partir do momento em que o colaborador sente que a cultura da empresa tem como objetivo valorizá-lo, ele passará a ser mais feliz e mais produtivo, chegando até mesmo a motivar os novos funcionários e colegas de seu setor. Todo este esforço, certamente, ajudará no sucesso das metas desejadas.

Carlos Roberto Massei, sócio proprietário da Jat Plastic, empresa que atua há 38 anos nesse segmento de mercado, afirma que os brindes corporativos podem parecer somente um “extra”, porém, caso sejam desenvolvidos dentro da estratégia empresarial, fazem toda a diferença. “É certo que a marca de sua empresa, sempre a mão e a vista de seu cliente por meio de um brinde corporativo, geram uma visibilidade enorme”, comenta Massei.

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