Carros caros: custo Brasil ou lucro Brasil?

Carros caros: custo Brasil ou lucro Brasil?

Com certeza, você já ouviu alguém dizer que os carros vendidos no Brasil são muito mais caros do que em qualquer outro país do mundo. Porém, já se questionou quem são os responsáveis por esse preço abusivo? Trata-se de um tema muito controverso e complexo, principalmente pelo fato de não termos acesso às planilhas de custos das montadoras. Porém, normalmente, são levantados dois principais fatores: custo Brasil (principalmente com os impostos) e lucro Brasil (alta margem de lucro das montadoras).

Ao analisar o primeiro fator, Leonardo Filomeno comenta que, segundo a Associação Nacional dos. Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a carga tributária no Brasil oscila entre 48,2% e 54,8% do preço final do veículo. Para comparar, a associação cita os impostos que incidem sobre a venda de automóveis em outros países: Itália: 22%; Estados Unidos: 7,5%; Alemanha: 19% e Japão: 5%. A carga tributária é muito alta no Brasil, mesmo considerando apenas nossos vizinhos da América Latina, com 16% no México, 19% no Chile e 21% na Argentina. Além da alta carga tributária, segundo Felippe Hermes, as montadoras também reclamam de outros componentes do “custo Brasil”, como a logística deficitária, a energia elétrica cara e os encargos trabalhistas.

Por outro lado, as montadoras não costumam comentar o segundo fator que faz com que os preços dos carros no Brasil sejam exorbitantes: “o lucro Brasil”. De acordo com Felippe Hermes, ainda que não sejam públicas, dado que as montadoras não são nacionais e portanto seus balanços são publicados apenas no exterior, sem fazer distinção entre vendas aqui e nos Estados Unidos por exemplo, estima-se que a média de lucro das companhias aqui instaladas chegue a 10%, contra 2% nos Estados Unidos e 5% na média mundial.

Além desses dois fatores, defendo a ideia de que há um terceiro fator para justificar os preços exorbitantes: o carro é caro no Brasil porque o brasileiro paga! Basta surgir um lançamento que as listas de espera surgem nas concessionárias. Há consumidores que se submetem a pagar ágio para ter um novo modelo em sua garagem. Para piorar ainda mais a situação, compram seus veículos financiados, pagando altas taxas de juros. Portanto, além de as montadores ganharem muito, as Instituições Financeiras também acabam lucrando muito às custas daqueles que não possuem Educação Financeira. De forma mais veemente, o site Imprensa Viva afirma que o carro é caro no Brasil porque o brasileiro é trouxa.

Para que possamos ter carros mais baratos no Brasil, é necessário que façamos nossa parte. Não devemos nos submeter a pagar o preço imposto pelas montadoras. Devemos cotar outras opções de marcas e modelos. Dessa forma, elas serão obrigadas a reduzir os preços, fazendo com que suas margens de lucro se equiparem às margens que obtém nos países desenvolvidos, onde os consumidores têm em seu DNA a prática de cotar preços. Quem sabe, dessa forma, como possuem muito poder de barganha pelo fato de fazerem parte de uma cadeia produtiva que gera muitos empregos, as montadoras possam pressionar o governo para reduzir a carga tributária que incide sobre os carros.

O início do círculo virtuoso para a redução do preço dos carros no Brasil depende de nós. Não espere que ele se inicie pelas montadoras ou pelo governo, pois seria muita ingenuidade de sua parte. 

Fontes:

https://spotniks.com/6-motivos-que-explicam-por-que-voce-paga-tao-caro-por-um-carro-zero-no-brasil/ 

https://manualdohomemmoderno.com.br/carros/o-lucro-das-montadoras-e-o-imposto-do-governo-faz-brasileiro-pagar-o-carro-mais-caro-do-mundo 

https://www.imprensaviva.com/2017/05/por-que-os-carros-sao-tao-caros-no.html 
 

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