Cartão de crédito: herói ou vilão?

Cartão de crédito: herói ou vilão?

Já ouvi várias pessoas dizerem que os veículos podem ser considerados armas e, quando são conduzidos por bêbados, elas têm total razão. Na verdade, eles foram concebidos para serem utilizados como meios de locomoção, mas, quando mal utilizados, podem se transformar em armas letais. Diante deste exemplo, conclui-se que muitas “coisas”, quando utilizadas de forma incorreta, podem trazer mais malefícios que benefícios. Dentre estas “coisas”, também se pode citar o cartão de crédito.

Quando utilizado de forma inteligente, o cartão de crédito é uma ótima ferramenta para as pessoas administrarem seu orçamento familiar. Um de seus benefícios é o fato do desembolso financeiro referente à compra, dependendo do dia que foi feita, ser prorrogado por até um mês. Além disso, várias empresas têm feito promoções onde o cliente pode pagar o valor da compra em parcelas, em até 12 pagamentos.

Outra vantagem, que a grande maioria das pessoas não enxerga, está na utilização dos dados da fatura mensal. Ao se observar a fatura mensal, pode-se descobrir quanto foi gasto em cada item de consumo, como compras em supermercados, remédios, combustíveis etc. Ao se acompanhar tais gastos pode-se descobrir se estão aumentando e, caso necessário, tentar reduzi-los.

Por outro lado, quando a pessoa não sabe utilizá-lo, o cartão de crédito pode levar a problemas financeiros graves. Para que isto não ocorra, a grande dica é: pague sempre o valor total. Não se deixe enganar por aquela informação maldita que vem na fatura, o tal do pagamento mínimo. Quando se paga somente o pagamento mínimo, o saldo restante, que será cobrado na próxima fatura, tem um acréscimo de juros de mais de 10% ao mês, o que representa uma taxa de juros composta de 213,84% ao ano. Cuidado com o cartão de crédito, não deixe que o virtual “herói” de seu orçamento familiar se torne o grande “vilão”.

Compartilhar: