CIPA e SIPAT: saúde e segurança aos colaboradores

CIPA e SIPAT: saúde e segurança aos colaboradores

Segundo o site do Grupo Ocupacional, a CIPA e a SIPAT, previstas na Norma Regulamentadora 5 (NR-5), fazem parte de um conjunto de ações para promover a saúde e a segurança dos colaboradores de uma empresa. Como estão intrinsecamente conectadas, muitos fazem confusão sobre o significado das duas siglas. Por isso, é necessário conceituá-las.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um grupo formado por colaboradores de uma empresa para trazer melhorias para o ambiente de trabalho. De acordo com a NR-5, o objetivo é “tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador”.

A legislação determina as principais atribuições da CIPA, porém o Grupo Ocupacional comenta que ela deve ir muito além disso, devendo se tornar uma ligação direta entre os colaboradores e a empresa, de modo a criar um ambiente propício para o desenvolvimento de todos. As vantagens são inúmeras, como: um maior apreço pela segurança gerada, uma maior credibilidade para os produtos e uma oportunidade para melhorar a imagem da empresa.

Todas as empresas precisam formar a CIPA? A resposta é não. De acordo com o Quadro I da NR 5, as que possuem até 19 colaboradores não precisam se preocupar com o assunto. Entre 20 e 50, algumas já começam a ser obrigadas a designar pelo menos um colaborador para a função – como é o caso de companhias da área de mineração, alimentos e têxteis. Acima de 50, praticamente todas precisam formar a CIPA.

Uma das atribuições da CIPA é, anualmente, promover uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). A NR-5 não prevê como o evento deve ser realizado, então cabe à própria comissão definir qual será o cronograma e a programação a ser seguida, mas sempre pensando em aumentar a conscientização dos colaboradores sobre a prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais.

Para isso, devem ser promovidas palestras, oficinas, dinâmicas, seminários, gincanas e outras atividades para engajar os colaboradores em torno dos temas ligados à Segurança e Saúde no Trabalho (SST). É essencial, segundo o Grupo Ocupacional, entender quais os principais riscos a que as pessoas estão submetidas e ouvir quais as necessidades atuais da empresa em relação à segurança e à saúde ocupacional para que a programação seja mais assertiva e faça sentido no dia a dia dos colaboradores.

A Innovativa afirma que tanto as campanhas promovidas pela CIPA durante o ano quanto a SIPAT oferecem inúmeros benefícios para as empresas e seus colaboradores, tais como:
 

1) Melhores condições de trabalho;

2) Diminuição no número de acidentes de trabalho;

3) Maior conscientização no seguimento de normas de segurança;

4) Diminuição dos índices de doenças ocupacionais;

5) Aumento da conscientização da cultura de segurança e bem-estar;

6) Aumento da produtividade.

Compartilhar: