Cochilar no trabalho depois do almoço é pecado?

Cochilar no trabalho depois do almoço é pecado?

No século VI, o papa Gregório Magno instituiu os sete pecados capitais, que são os princípios que ferem a Deus, a você e ao próximo. Os sete pecados capitais são:

1º) Gula: consiste em comer além do necessário e a toda hora;
2º) Avareza: é a cobiça de bens materiais e dinheiro;
3º) Inveja: desejar atributos, status, posse e habilidades de outra pessoa;
4º) Ira: é a junção dos sentimentos de raiva, ódio, rancor que às vezes é incontrolável;
5º) Soberba: é caracterizado pela falta de humildade de uma pessoa;
6º) Luxúria: apego aos prazeres carnais;
7º) Preguiça: aversão a qualquer tipo de trabalho.

Ao visualizar os sete pecados capitais, surgiu em mim uma dúvida: quando cochilamos após o almoço, estamos cometendo o pecado da preguiça? Segundo o site UOL, não. Além de não engordar, o cochilo após o almoço pode até aumentar a produtividade das pessoas.

Estudos atestam os benefícios de se tirar uma “sonequinha” depois do almoço. De acordo com uma pesquisa feita por japoneses e publicada no periódico Sleeping, um cochilo de 15 a 30 minutos depois do almoço melhora a produtividade e o rendimento no trabalho. Viviane Chaer Borges, nutricionista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta que algumas empresas já notaram isso e até adotam espaços de relaxamento para os funcionários.

No entanto, para quem se preocupa com a forma física, surge uma dúvida: cochilar depois do almoço faz ganhar peso? Segundo Borges, um simples repouso de 30 minutos não determina se uma pessoa vai ganhar peso ou não: "Engordar é um processo que ocorre devido a um desequilíbrio entre o que a pessoa ingere de calorias e o que ela gasta".

Na opinião de Borges, o tempo que a pessoa passa em frente ao computador, este sim, é determinante para engordar. "Quem trabalha muito sentado e não se exercita tem grandes chances de ficar com excesso de peso. O ideal é que a pessoa seja ativa e faça uma atividade para compensar esse tempo em que passa parada", afirma.

Enquanto alguns só desejam uma soneca depois do almoço, outros aproveitam o intervalo para praticar atividades físicas. No entanto, a nutricionista da Beneficência Portuguesa de São Paulo não recomenda o hábito: “Durante o processo digestivo, o sangue é desviado para o estômago e quando a pessoa começar a praticar alguma atividade ela exige que o sangue também seja deslocado para o músculo”. O resultado pode ser um belo mal-estar. Portanto, quem quiser mesmo assim ir para a academia após o almoço deve fazer uma alimentação bem leve para manter a glicemia durante toda a atividade física.
 

Compartilhar: