Como abrir uma franquia

Como abrir uma franquia

O visitante que pretende ir à 21ª ABF Expo Franchising, que acontece entre os dias 13 e 16 de junho em São Paulo, deve se preparar antes para não se perder em meio ao grande número de ofertas e informações. Serão 470 marcas diferentes sendo expostas, além de palestras e muitas oportunidades para avaliar.

De acordo com o sócio-diretor da consultoria de varejo Stockler, Luiz Henrique Stockler, que foi entrevistado por Afonso Ferreira do site UOL, “a melhor estratégia é eliminar aquelas marcas que ele não gostaria de operar". Os critérios eliminatórios também podem levar em conta o horário de funcionamento e a localização das lojas. "Se as informações no guia não forem suficientes, ele pode pesquisar também na internet”.

Depois que o empreendedor reduziu o número de alternativas, os principais aspectos a serem avaliados em cada franquia, são o valor do investimento, a região de interesse para instalar uma unidade e o suporte oferecido pelo franqueador.

Caso surja interesse por alguma marca, Stockler aconselha o empreendedor aguardar para fechar negócio e não assinar nenhum documento ou pagar taxas para os franqueadores durante o evento. “Por lei, há um prazo de dez dias para análise dos documentos. Para evitar problemas futuros, é recomendável a avaliação de um advogado que entenda de franquias”.

De acordo com a advogada da consultoria jurídica Novoa Prado, Camila Nicolau Collaço, é obrigação do franqueador entregar a Circular de Oferta de Franquia (COF), documento onde constam informações sobre a empresa e o funcionamento do negócio aos interessados. O visitante que planejar investir na marca pode solicitar o documento no evento.

Junto com a COF, também são entregues cópias do pré-contrato e do contrato de franquia para análise. “O empreendedor, antes de fechar qualquer negócio, deve receber todas as informações necessárias. Aí, ele vai avaliar o negócio e participar dos próximos passos para se tornar um franqueado”, afirma. Na sequencia, são apresentadas maiores informações sobre o evento:

21ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte - Pavilhões Azul e Branco
Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme - São Paulo SP
De 13 a 16 de junho, das 13h às 21h (sábado, das 12h às 18h)
Ingresso: R$ 50,00
Site oficial: www.abfexpo.com.br

Compartilhar: