Como é definido o preço de venda de uma empresa?

Como é definido o preço de venda de uma empresa?

Quando decidimos vender alguma coisa que possuímos, acredito que o principal dado a ser definido é o preço. A definição do preço de um produto, que pode ser um bem ou serviço, não é tarefa fácil, pois devem ser levadas em conta diversas variáveis. Tal tarefa torna-se ainda mais complicada quando é necessário definir o preço de venda de uma empresa.

A definição do preço de venda não deve envolver somente os dados que estão disponíveis nos demonstrativos contábeis, mas também dados subjetivos, como credibilidade no mercado, valor da marca da empresa etc. Isso ocorre devido ao fato de, atualmente, as mudanças no cenário empresarial serem rápidas e constantes, fazendo com que o futuro se assemelhe cada vez menos ao passado.

O processo de avaliação de empresas, também conhecido por valuation, que visa definir o preço de venda de uma empresa, é um assunto complexo, não sendo possível estabelecer um método único para a sua elaboração. Os estudiosos do assunto afirmam que os modelos de avaliação existentes não são alternativos e sim complementares. Dentre os modelos existentes, os mais conhecidos são o modelo do valor contábil e o modelo do fluxo de caixa livre.

O modelo do valor contábil considera que o valor de uma empresa está representado pelo total do seu patrimônio líquido, que está expresso em um demonstrativo contábil chamado balanço patrimonial. O patrimônio líquido é dado pela diferença entre o valor total dos ativos que a empresa possui (dinheiro em caixa, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, máquinas, móveis, imóveis, veículos etc.) e o valor total do seu passivo com terceiros (dívidas com funcionários, fornecedores, governos, bancos etc.). Este modelo possui uma grande deficiência, pois não contempla uma possível evolução da empresa no futuro, analisando, simplesmente, sua situação econômica atual.

O modelo do fluxo de caixa livre determina o valor de uma empresa pela estimativa dos fluxos de caixa que devem ser gerados no futuro e que são trazidos a valor presente por meio de uma taxa condizente com o risco do fluxo. O modelo do fluxo de caixa livre ou free cash flow utiliza o denominado fluxo de caixa operacional, que é o fluxo de caixa gerado pelas operações normais da empresa, desconsiderando o pagamento de parcelas de empréstimos de longo prazo, contraídos para a implantação de investimentos.

Geralmente, a taxa utilizada para se trazer os fluxos de caixa a valor presente é o Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC) ou, em inglês, Weighted Average Cost of Capital (WACC), pois além de incorporar os riscos associados ao negócio, reflete com propriedade os custos de oportunidade dos provedores do capital que financiam as atividades operacionais da empresa.

O fluxo de caixa deve ser projetado pela quantidade de anos sobre os quais se consegue prever com razoável confiança o comportamento das principais variáveis operacionais relevantes (exemplos: preços dos produtos, volume de vendas, custo de matérias primas, despesas operacionais, etc. A experiência prática tem demonstrado que a maioria das avaliações técnicas trabalham com períodos de projeção entre 5 e 10 anos. A grande deficiência desse método consiste justamente na projeção dos fluxos de caixa, pois vários problemas imponderáveis poderão ocorrer no futuro, fazendo com que as projeções não ocorram efetivamente.

Na prática, partindo-se do princípio que a empresa possui perspectivas de crescimento, o valor obtido pelo método do fluxo de caixa livre será maior que o valor obtido pelo método do valor contábil. Portanto, em uma negociação, o preço de venda efetivo de uma empresa, normalmente, deverá ficar entre os dois extremos, sendo o valor obtido pelo método do valor contábil considerado o preço mínimo e o valor obtido pelo método do fluxo de caixa livre o preço máximo.

Para conhecer um pouco mais sobre este interessante tema, acesse os link’s:

https://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/0038/noticias/quanto-vale-a-sua-empresa?page=1&slug_name=quanto-vale-a-sua-empresa

https://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/0038/noticias/na-ponta-do-lapis

 

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