Como elaborar um perfil atrativo no LinkedIn

Como elaborar um perfil atrativo no LinkedIn

A rede social para contatos profissionais LinkedIn, segundo o site UOL, tem sido cada vez mais usada pelo RH das empresas para buscar ou avaliar candidatos a um emprego. Caso não tenha dado muita atenção para essa rede social, é bom ficar de olho. Seu perfil na rede é como um currículo. Se for mal feito, os recrutadores não vão gastar muito tempo com você. O site de aconselhamento profissional "The Muse" listou cinco erros comuns em perfis do LinkedIn, mas que podem custar uma oportunidade de trabalho.

1) Verbos no presente: recrutadores podem achar confuso ver a descrição de várias funções e empregos diferentes no seu LinkedIn com verbos no presente. Deixe apenas o seu emprego atual no presente. Para os antigos, use verbos no passado. Pode parecer coisa pequena, mas lembre que os selecionadores chegam a olhar até centenas de perfis e gastam poucos segundos em cada um. Eles não vão se empenhar para entender o que você quer dizer, se não estiver claro.

2) Habilidade no Word: na parte de "Competências e recomendações", não liste a capacidade em Microsoft Word, ou mesmo no PowerPoint, antes de outras habilidades mais específicas e especiais. Fazendo isso, você perde oportunidade de se destacar. Recrutadores querem saber por que devem chamá-lo, em vez dos outros candidatos. Conhecer Word é uma habilidade muito comum. Retire essa competência da lista, ou mude a ordem, para que ela não apareça entre as primeiras.

3) Disciplinas na faculdade: na área de formação acadêmica, pode ser interessante listar disciplinas que cursou na faculdade e que tenham a ver diretamente com sua atividade profissional, mostrando competências específicas que aprendeu. Mas não pode exagerar na quantidade, ou vai desviar o foco dos recrutadores. Cursos que fez fora da faculdade, porém, devem estar no topo da lista, porque mostram que você toma iniciativa para melhorar suas habilidades.

4) Fotos não profissionais: a foto é a primeira coisa que os outros enxergam no perfil, então é bom ter cuidado. Ela deve passar uma imagem profissional. Não precisa ser extremamente formal, mas deve mostrá-lo simpático, competente e influente. Se está em dúvida sobre qual foto usar, pode postá-la no site PhotoFeeler: https://zip.net/bvsPSJ. Ele permite que outras pessoas a avaliem, dizendo que impressões ela está passando de você.

5) Descrições longas: as descrições dos empregos não podem ser muito longas. Conforme já comentado, os selecionadores gastam poucos segundos vendo os perfis e não vão parar para ler com atenção. Deixe a descrição curta e em formato de tópicos, para que as principais informações estejam em destaque e sejam vistas rapidamente, apenas batendo os olhos na página.

Fonte: https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2016/02/03/nao-perca-vaga-por-linkedin-ruim-capriche-na-foto-no-texto-e-esqueca-word.htm

 

Compartilhar: