Como não irritar seu chefe

Como não irritar seu chefe

No ambiente organizacional, a maioria dos gestores não gosta dos funcionários “puxa-saco”. Aqueles que constantemente estão querendo agradar e acabam se tornando inconvenientes, pois o gestor percebe que eles estão sendo falsos. Por outro lado, não é problema querer deixar seu chefe satisfeito com você. Diante desse dilema, acredito que seja importante saber o que não deve ser feito para deixar seu chefe irritado. Pelo menos, ao não deixá-lo irritado, a chance de agradá-lo aumenta.

De acordo com uma pesquisa elaborada pelo Institute of Leadership & Management (ILM), que entrevistou dois mil gestores na Grã-Bretanha, existem alguns hábitos dos funcionários que irritam muito os gestores. Na sequência, seguem alguns desses hábitos, que foram divulgados pelo site UOL:

•    Chegar atrasado em reuniões (citado por 65% dos gerentes);
•    Deixar pratos e outros recipientes sujos sobre a mesa após o almoço (63%);
•    Fofocar sobre os colegas (60%);
•    Discutir abertamente assuntos confidenciais da empresa (54%);
•    Mandar um e-mail para alguém sentado bem na sua frente (56%);
•    Deixar o celular tocar alto (42%);
•    Fazer muitos intervalos para fumar (39%);
•    Ir trabalhar doente, em vez de ficar em casa (34%);
•    Levar os filhos pequenos ao trabalho (27%).

Além desses hábitos, a pesquisa identificou que o uso de roupas inadequadas e a utilização excessiva de “jargões” também prejudicam o ambiente de trabalho. Um em cada quatro entrevistados se queixou do fato de colegas exagerarem no emprego de termos como "pensar fora da caixa" e "vamos manter contato", entre outros jargões típicos do universo corporativo. "Muitas vezes, essas expressões são vagas e imprecisas", queixou-se um dos gestores entrevistados. Para o ILM, o uso excessivo de jargões "aliena as pessoas e nem sempre é a melhor forma de se comunicar".

No que diz respeito ao vestuário, 27% dos gestores entrevistados disseram terem sido forçados a dar bronca em seus funcionários que usaram, por exemplo, roupas muito ousadas ou sandálias muito informais. Essas pequenas irritações no ambiente de trabalho podem prejudicar o rendimento, mas, de acordo com a pesquisa, soluções simples fazem grande diferença.

O hábito de levar um bolo para os colegas aniversariantes ou preparar-lhes chá e café melhora a convivência para praticamente a maioria dos entrevistados. "A pesquisa também identificou que gestos simples significam muito no ambiente de trabalho, como ouvir um 'obrigado' após realizar uma tarefa e dar-se ao trabalho de dizer 'oi' e 'tchau' aos colegas", diz o ILM.
 

Compartilhar: