Consultor: psicólogo empresarial

Consultor: psicólogo empresarial

Por muito tempo, acreditei que somente os fracos e os loucos recorriam à ajuda de um psicólogo. Sempre resolvi meus problemas sozinho e pensava que seria inútil compartilhá-los com um desconhecido. Além disso, seria dinheiro gasto à toa. Tudo mudou quando tive depressão.

Durante um ano, sem que houvesse um motivo específico, acordava com uma vontade incontrolável de chorar. Ao longo do dia, pensava em vários motivos que deveriam me deixar contente, pois minha vida estava ótima, mas, infelizmente, a tristeza não passava. As atividades cotidianas deixavam a depressão latente, porém, na outra manhã, ela vinha com mais força.

Quando o problema se tornou insuportável, deixei os preconceitos de lado e procurei ajuda profissional. Fiquei arrependido de não ter tomado tal atitude antes, pois a ajuda que recebi foi muito útil e consegui superar a depressão. Com certeza, o custo versus benefício do investimento com o tratamento valeu a pena.

Assim como as pessoas, as organizações também passam por problemas. Em um primeiro momento, os empresários querem resolvê-los sozinhos, pois acreditam que procurar ajuda profissional seria assinar um atestado de incompetência gerencial. Além disso, também não querem aumentar os gastos da organização, que já está enfrentando dificuldades.

Na maioria das vezes, os empresários não compartilham os problemas organizacionais com sua família ou com seu círculo de amizades, fazendo com que se tornem uma “bola de neve”, ou seja, aumentem a cada dia. Neste momento, é importante que a organização procure ajuda de uma consultoria. Dessa forma, o empresário poderá compartilhar seus problemas com um consultor, que é um profissional que possui conhecimentos teóricos e práticos para ajudá-lo.

Quando tratamos de consultores, é importante que uma coisa fique bem clara. Eles ajudarão no processo, ensinando a forma de utilizar novas ferramentas e princípios, avaliando, posteriormente, os resultados que foram obtidos. Porém, os empresários não podem pensar que tais profissionais são mágicos e conseguirão resolver, sozinhos, os problemas da organização.

Tanto na vida pessoal quanto profissional, queremos encontrar pessoas que resolvam nossos problemas, porém, não podemos esquecer que os problemas são nossos, não dos outros. Portanto, nós mesmos é que deveremos resolvê-los. Porém, uma ajuda profissional é sempre útil e bem vinda.

 

Compartilhar: