Consultoria para micro e pequenas empresas

Consultoria para micro e pequenas empresas

Reinventar modelos de negócio, encontrar o nicho de mercado no qual o empreendedor é especializado e otimizar os processos internos de um empreendimento para aumentar sua produtividade são fatores fundamentais para os negócios, principalmente em tempos de concorrência cada vez mais acirrada. De acordo com o Sebrae, isso pode ser um desafio ainda maior para os micro e pequenos empreendedores, pois, geralmente, eles contam com uma equipe reduzida e realizam várias atividades sozinhos.

Diante dessa realidade, o Sebrae afirma que contar com especialistas em consultoria empresarial é fundamental e que a contratação de um consultor não deve ser vista como um custo, mas sim como um investimento que trará retornos financeiros e institucionais para a micro e pequena empresa.

A Multiply comenta que, para contratar um consultor, o empreendedor deve estar aberto a mudanças e para ampliar sua visão sobre seu negócio pois, do contrário, o investimento será perdido. Porém, para se obter o melhor resultado de um trabalho de consultoria, será necessário compartilhar dados, eventualmente confidenciais, para que o consultor possa investigar de forma pontual o que pode ser melhorado.

Atualmente, com a concorrência ainda mais acirrada devido às facilidades oferecidas pelo e-commerce, lidar com grandes concorrentes, que têm condições de manter uma estrutura empresarial bem definida e eficiente, não tem sido tarefa fácil para os micro e pequenos empresários. Como eles executam várias funções operacionais no dia a dia, não conseguem gerar e analisar dados sobre seu negócio, os quais deveriam ser utilizados para a elaboração do planejamento estratégico da empresa.

Ao deixar de analisar dados sobre seu negócio, não conseguem entender o porquê da falta de resultados e caixa dos seus empreendimentos. Na prática, acabam atuando como “bombeiros”, tentando apagar os “incêndios” que ocorrem diariamente. De acordo com o Sebrae, a inexistência de dados e formalização de um planejamento são uns dos principais motivos que levam as micro e pequenas empresas a uma taxa de mortalidade de 30,2% nos cinco primeiros anos de vida.

Pelo fato de serem de micro e pequeno porte, a imensa maioria dessas empresas não dispõem de capital suficiente para contratar colaboradores com formação e experiência, que teriam conhecimento para realizar funções operacionais com maior qualidade, pois o custo dessa equipe seria alto.

Diante dessa realidade, surge nesses empresários uma dúvida: como conseguir uma gestão eficiente do negócio a um custo relativamente baixo? De acordo com Giovani Orteiro, consultor do segmento de micro e pequenas empresas, a resposta está na contratação de uma empresa de consultoria.

Segundo Orteiro, existem consultores no mercado com vasta experiência no segmento de grandes empresas, mas que optaram por atuar no segmento de micro e pequenas empresas. Esses consultores se propõem a avaliar a estrutura dessas empresas e, de forma customizada, adaptar e implantar ferramentas de gestão utilizadas por empresas de grande porte.

Dessa forma, o empresário passa a ter em sua empresa o planejamento do fluxo de caixa, avaliação de custos e despesas, avaliação da margem dos produtos, rotinas de compras, análise do ponto de equilíbrio e projeções financeiras. Com isso, segundo o consultor, o empresário passa a atuar mais estrategicamente, sabendo que cada decisão tomada gerará uma consequência. “Todo negócio é criado para gerar lucro, porém, para que esse lucro seja gerado, é preciso muito trabalho e, principalmente, muito planejamento”, afirma Orteiro.

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