Cuidado: acomodação pode gerar demissão

Cuidado: acomodação pode gerar demissão

Depois de muitos anos em uma mesma empresa, é comum que o profissional fique desmotivado, acomodado e esqueça que pode ser mandado embora. E é aí que surgem os problemas. "A acomodação é a mãe de todos os erros. Ela causa todas as falhas que podem levar à demissão", afirma a consultora de carreira e negócios Janaina Ferreira Alves. Conheça alguns erros típicos, listados pelo site UOL, que um funcionário, que está há muitos anos em uma mesma empresa, costuma cometer:

Fazer apenas sua obrigação: para Janaina, um dos principais sintomas da acomodação é a falta de dedicação e paixão. "É comum que a pessoa entre no trabalho cheia de gás e, depois, comece a fazer as coisas mecanicamente", afirma. Segundo ela, um funcionário que adota essa postura fica limitado. "É uma armadilha que ele cria para si. O funcionário só será reconhecido, dentro ou fora da empresa, caso se destaque", diz Janaina.

Não se atualizar: "Não cuidar do próprio desenvolvimento e esperar que a empresa faça isso é uma das piores decisões que um funcionário pode tomar", diz a professora Daniela do Lago. "Se a empresa oferecer isso, ótimo. Se não, deve partir de você. É preciso sempre estar atualizado, fazer cursos, se aperfeiçoar", afirma.

Reclamar demais: é comum que funcionários com muito tempo de casa tenham o hábito de reclamar o tempo todo sobre a empresa, mas sem fazer nada para mudar de situação. "Eles podem achar que reclamar os torna importantes, e que, assim, mostram serviço. Além de ruim, este comportamento contagia os demais", diz a professora Ana Cristina Limongi França.

Ser teimoso e inflexível: depois de muitos anos em uma mesma empresa, é comum que o profissional pense que o jeito que ele desempenha as tarefas esteja sempre certo. E mais: chegue ao ponto de não aceitar ideias novas – e até de debochar delas. "É um erro pensar que as coisas não podem mudar só porque você agiu de um jeito por dez anos", diz Janaina. "Tenha flexibilidade para acompanhar a situação da empresa, para ouvir os colegas, ouvir críticas. Se o mercado muda, a empresa muda, mas eu não, sou eu o inadequado", diz.

Chegar atrasado ou sair mais cedo: se há uma relação de intimidade com o superior, o funcionário antigo pode pensar que tem abertura para chegar atrasado ou sair mais cedo do trabalho. "Como todos o conhecem, ele pensa que pode faltar, se atrasar, sair mais cedo. E, no fim, acaba sendo visto como alguém que não está comprometido. Com esse comportamento, dificilmente será reconhecido.

Caso queira conhecer alguns outros erros que um funcionário que está há muitos anos em uma mesma empresa costuma cometer, acesse o link:

https://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2015/03/25/doze-erros-tipicos-de-quem-esta-ha-muito-tempo-no-mesmo-emprego.htm

Compartilhar: