Cuide da sua saúde mental

Cuide da sua saúde mental

Uma das principais ginastas da atualidade, a americana Simone Biles, na última quarta-feira, desistiu de disputar a final individual de ginástica artística. Ela era favorita ao ouro, mas saiu da disputa alegando a necessidade de preservar a saúde mental.

Segundo Luísa Granato e Victor Sena, em matéria publicada no Portal Exame, um estudo feito ao longo de cinco anos com atletas universitários da National Collegiate Athletic Association, uma organização com mais de 400.000 universitários esportistas nos Estados Unidos, mostrou uma prevalência de sintomas depressivos em 23% dos associados. Em 6% deles, os sintomas foram considerados de moderados a graves, uma prevalência bastante acima do padrão na população em geral.

Granato e Sena comentam que a tensão vivida por Biles está longe de ser uma novidade entre atletas, um ofício com uma boa dose de cobrança sobre o desempenho assim como é comum em outras profissões e, por isso, a história de Biles serve, de alguma forma, de exemplo para além das quadras. A pandemia, e a insegurança extrema trazida por ela para a humanidade como um todo, têm feito especialistas acreditarem que os cuidados com saúde mental definitivamente deixaram de estar em segundo plano na vida das pessoas — inclusive aquelas com pressões sociais extremas no trabalho.

Segundo a Psicóloga Carla Tozzi Machado, por ser uma situação de avaliação comparativa, em especial o esporte competitivo, acaba gerando nos atletas estados físicos somáticos e complexos. Assim, é comum níveis excessivos de ansiedade e estresse. A busca pela perfeição, a competição em si, a expectativa das pessoas, no caso da Simone Biles, um país inteiro, suas próprias expectativas podem ter um impacto importante na saúde mental do atleta.

É importante ressaltar que a ansiedade vivenciada pelo atleta, ou melhor, a sua intensidade, depende de sua personalidade, o modo como encara diversas situações, bem como seu preparo psicológico. Para Carla, a atitude corajosa da atleta Simone Biles mostrou para o mundo o que é respeitar seus próprios limites, mesmo que isso a coloque fora da competição mais importante da sua vida. A prática do autoconhecimento, é imprescindível para esse tipo de atitude.

A preocupação com a saúde mental deve ser prioridade para todas as pessoas, não somente para aquelas que sofrem pressões extremas nas atividades que exercem; portanto, sugiro que tentemos colocar em prática as dicas do psiquiatra Vicente Ramatis:

1) Cuide da alimentação;
2) Pratique atividade física;
3) Priorize o sono;
4) Tenha momentos dedicados às pessoas queridas;
5) Reserve um tempo para o esporte e lazer;
6) Esteja em contato com a natureza;
7) Procure algo que lhe dê prazer;
8) Desenvolva sua fé;
9) Conheça a si mesmo;
10) Ajude o próximo: fazer o bem faz bem.
 

Compartilhar: