Curso superior: ferramenta para incrementar o orçamento

Curso superior: ferramenta para incrementar o orçamento

O orçamento pessoal é uma “ferramenta” que visa fazer com que as pessoas façam a gestão de seus recursos financeiros, para que possam atingir seus objetivos financeiros. Ele deve ser elaborado por meio da projeção das receitas e gastos de uma pessoa para um determinado período de tempo.

Ao gerir os recursos financeiros por meio do orçamento, a pessoa deve objetivar lucro, ou seja, buscar ter uma receita maior que os gastos. Isso é imprescindível, visto que, quando nos aposentarmos, nossas receitas tendem a cair, visto que a aposentadoria paga pelo INSS nunca será maior que a renda atual da pessoa. Além disso, os gastos tendem a aumentar, principalmente com remédios e convênio médico. O lucro, uma vez obtido, deverá ser destinado a investimentos.

Os investimentos consistem na destinação de dinheiro para algum bem, negócio ou produto financeiro visando garantir um futuro mais tranquilo. Como os investimentos somente serão possíveis se a pessoa obtiver lucro, torna-se necessário adotar estratégias visando diminuir os gastos e aumentar as receitas.

Para reduzir as despesas, uma das principais dicas é evitar comprar por impulso. Para tanto, o site A Hora do Dinheiro sugere que a pessoa faça sempre a si mesma 3 perguntas antes de comprar:


1) Eu realmente quero isso? Essa pergunta pode parecer óbvia demais. “Ora, se eu quero isso?! É claro que eu quero!” É que, muitas vezes, nossa vontade de comprar tem a ver com uma necessidade de compensação por falta de alguma coisa em nossa vida (principalmente na esfera pessoal e afetiva);

2. Eu preciso disso? Pense muito bem antes de comprar algo, para chegar à conclusão se você precisa mesmo daquilo. Se aquilo é realmente importante para você e se não existem outras alternativas;

3. Eu posso comprar isso? Muita gente não tem dinheiro para comprar e busca o recurso do crédito. Crédito para consumo deve ser feito com muito, muito cuidado. Se você não tem dinheiro para comprar à vista, deve reavaliar muito, mas muito mesmo, se deve efetuar a compra.

A regra número 1 do orçamento pessoal é nunca gastarmos mais do que ganhamos. Portanto, caso a pessoa queira ter um padrão de consumo mais alto, a opção mais racional é buscar aumentar as receitas. Dentre as alternativas possíveis, que são abordadas no livro que escrevi sobre o tema “Orçamento Pessoal: felicidade e dinheiro podem ser da mesma família”, gostaria de citar o investimento em conhecimento, destacando os cursos superiores, que proporcionarão diversas vantagens à vida profissional da pessoa, incrementando, dessa forma, seu orçamento.


1) Possibilidade de uma receita maior: investir em uma formação de ensino superior resulta em ganhos futuros. A conclusão faz parte do relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo o documento, no Brasil, ter curso superior resulta em um aumento de 156% nos rendimentos. É o mais alto índice entre todos os 30 países pesquisados. O estudo aponta que, nos países analisados, em média, um indivíduo que concluiu a educação superior recebe pelo menos 50% a mais do que uma pessoa com ensino médio concluído;

2) Maior empregabilidade: os brasileiros com ensino superior completo apresentam uma taxa de emprego de 85,3%, enquanto nos países da OCDE a taxa foi de 83,8%. "Ter um ensino superior no Brasil aumenta a probabilidade de se estar empregado mais do que em muitos outros países", afirma o relatório "Panorama sobre a Educação";

3) Faltam profissionais qualificados: a 15ª Pesquisa Global CEO Survey, realizada anualmente pela PwC, aponta que a crise de talentos está afetando os negócios em todo o mundo, sendo o desafio ainda maior em mercados emergentes. Para os CEOs, a falta de talentos é uma grande ameaça para o crescimento dos negócios. Grande parte deles disse que a falta de profissionais adequados já provocou o adiantamento ou cancelamento de um projeto, ou a perda de uma oportunidade de mercado ou os impediu de inovar de uma forma eficaz;

4) Network: esse termo em inglês pode ser definido como a prática que envolve a capacidade de estabelecer contatos ou conexão com algo ou alguém. Mas o mais interessante é que, quando aplicado ao ambiente acadêmico, o network se torna uma poderosa ferramenta a serviço de quem busca o primeiro emprego ou a primeira oportunidade de estágio assim que entra na faculdade, deixando o aluno a par de novas vagas de trabalho e com acesso a endereços para enviar o currículo, por exemplo.

Caso esteja convencido da importância do curso superior como uma importante ferramenta para incrementar seu orçamento, pode ter surgido uma dúvida: qual curso devo fazer? O Guia do Estudante sugere que a pessoa procure conhecer bem a si mesma e aos cursos e carreira que pretende seguir. Com certeza já ouviu muito isso, mas de fato esse encaminhamento é a melhor forma de escolher uma profissão. Buscar referências e informações com amigos, familiares e outras pessoas que já estão no mercado de trabalho ou na faculdade é a melhor maneira de conseguir esse conhecimento.

Compartilhar: