Delegar tarefas: uma prioridade para os gestores

Delegar tarefas: uma prioridade para os gestores

É difícil encontrar alguém que não reclame da falta de tempo. Apesar desse problema comum, não são raras as pessoas que têm dificuldade para delegar tarefas. O hábito de centralizar tudo pode afetar a vida dentro e fora do trabalho, mas existem caminhos para se livrar da sobrecarga exagerada, comenta Yannik D´Elboux em matéria para o UOL.

Geralmente, a incapacidade de delegar está ligada a uma necessidade de controle e poder. Além disso, a centralização apoia-se em crenças negativas, como a ideia de que os outros nunca serão capazes o suficiente para realizar o trabalho. "Esse comportamento também vem da necessidade de se sentir importante, baseado em uma cultura hierárquica", diz Vera Martins, professora da Fundação Vanzolini e autora do livro "O Emocional Inteligente" (Alta Books Editora).

"Quem não delega não sai do lugar", afirma Christian Barbosa, autor do livro "A Tríade do Tempo" (Editora Sextante). Para ele, quase tudo é delegável, com exceção de decisões estratégicas e questões confidenciais. "Para aprender a delegar, pode-se começar com algo pequeno para romper a barreira".

"Tem gente que não gosta de pedir ajuda porque acha que está atrapalhando a vida dos outros", afirma a professora da Fundação Vanzolini. Além disso, não saber recusar tarefas também contribui para a centralização. "As mulheres têm mais dificuldade em dizer não e acabam desempenhando um maior número de papéis do que os homens", diz Barbosa.

No âmbito profissional, ter a capacidade de delegar é essencial para alcançar posições de liderança. Possui mais chance quem souber contar com o conhecimento e o trabalho alheio. "Sem isso não tem como subir na carreira, o indivíduo será sempre o executor e não terá um papel estratégico", afirma Barbosa.

O processo inclui treinar a pessoa, acompanhar como o outro está fazendo o que foi pedido, avaliar o resultado final, negociar ajustes até chegar ao nível de delegação total, em que a prestação de contas é desnecessária. "Saber delegar traz muitos benefícios, sobra mais tempo para a vida social, o lazer e aumenta a resiliência", comenta Martins.
 

Compartilhar: