Depressão: a pandemia oculta durante a quarentena

Depressão: a pandemia oculta durante a quarentena

Segundo uma matéria publicada no G1, além dos riscos para a saúde, a pandemia mexeu muito com nossas emoções. Medo, insegurança, incerteza, tristeza, ansiedade, solidão e angústia passaram a fazer parte da rotina da imensa maioria das pessoas. É um vai e vem de sentimentos que nos deixam confusos nesse novo mundo que estamos vivendo.

Uma pesquisa feita pela Fiocruz em todo o Brasil mostrou que 40% dos entrevistados se sentiram tristes ou deprimidos durante o isolamento social. O psiquiatra Daniel Barros, consultor do bloco de notícias Bem Estar do G1, comenta que, em tempos de pandemia, não estar bem é o novo normal. Entretanto, precisamos entender quando esses sentimentos deixam de ser algo momentâneo e passam a ser algo grave, precisando de um tratamento.

Alguns sinais de alerta vermelho: falta de ânimo ou energia incapacitante; não se sentir capaz para se arrumar, pentear o cabelo, tomar banho; não se sentir capaz de executar pequenas atividades domésticas ou de home office; automutilação; ter pensamentos obsessivos. O psiquiatra alerta que, pessoas que já apresentam doenças mentais ou estão em tratamento de depressão, por exemplo, precisam ficar atentas aos sinais.

A médica da família Denize Ornelas alerta para a falta de rotina também. “A rotina ajuda a gente a se organizar e evitar que as emoções negativas tomem conta”, diz. Se estiver trabalhando de casa, continue a rotina que você tinha antes da pandemia. Nada de trabalhar de pijama, por exemplo.

Seguem algumas outras dicas dos especialistas para nos ajudar a “sobreviver” nesse momento tão complicado das nossas vidas:

• Faça pausas. Não dá para entrar na loucura de querer dar conta de tudo. Tente relaxar;
• Se conecte com quem você gosta. Converse com a família, amigos, não se isole;
• Faça doações, financeiras ou de tempo, como o voluntariado. Faz bem para quem doa e para quem recebe.

Apesar de eu não ser especialista nesse assunto, tomarei a liberdade de dar duas outras dicas, que para mim são muito eficazes, faça exercícios físicos e cuide do seu corpo. Existe um velho ditado que diz “Mente sã, corpo são”. Porém, para evitar a depressão durante a pandemia, podemos criar um novo ditado: “Corpo são, mente sã”.

Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2020/05/23/coronavirus-como-identificar-a-depressao-na-pandemia-veja-as-dicas-do-bem-estar.ghtml  
 

Compartilhar: