Dica da formiga para enfrentar crises financeiras

Dica da formiga para enfrentar crises financeiras

O orçamento pessoal é uma ferramenta que deve ser utilizada para atingirmos nossos objetivos financeiros, como a compra de um carro, uma casa ou mesmo uma viagem de férias. Para que possamos atingir tais objetivos, é essencial que nossas receitas sejam maiores que nossas despesas, ou seja, precisamos ter lucro.

Assim como as empresas, também devemos buscar o lucro. Para tanto, é imprescindível que adotemos estratégias para aumentar nossas receitas e reduzir nossas despesas. O lucro obtido deve ser investido para garantir uma vida mais tranquila quando chegarmos à terceira idade, pois, quando nos tornarmos idosos, nossa receita diminuirá e nossas despesas aumentarão. Para ilustrar, basta lembrar que o valor pago pelo INSS aos aposentados, na imensa maioria das vezes, é menor que o salário que recebiam quando estavam trabalhando. Além disso, despesas com remédios e convênio médico aumentarão.

Nesta eterna busca pelo lucro, tanto as pessoas quanto as empresas devem se lembrar de que sempre surgirão crises na economia. As crises são inerentes aos ciclos da economia de um país. O conceito de ciclo econômico refere-se às flutuações da atividade econômica, em longo prazo. O ciclo envolve uma alternância de períodos de crescimento relativamente rápido do produto (recuperação e prosperidade), com períodos de relativa estagnação ou declínio (contração ou recessão). Schumpeter, em 1939, definiu quatro fases para um ciclo econômico: boom, recessão, depressão e recuperação.

Já que as crises são inerentes à economia, o que devemos fazer? Simples, devemos colocar em prática a lição ensinada por uma fábula que muitos devem ter ouvido quando eram crianças. A Cigarra e a Formiga é uma das fábulas atribuídas a Esopo e recontada por Jean de La Fontaine em francês. Ela conta a história de uma cigarra que cantava durante o verão, enquanto a formiga trabalhava acumulando provisões em seu formigueiro. No inverno, desamparada, a cigarra vai pedir abrigo à formiga. Esta pergunta o que a outra fez durante todo o verão. "Eu cantei", responde a cigarra. "Então agora, dance", rebate a formiga, deixando-a do lado de fora.

Levando em conta que, para nós, o “verão” é o momento do boom do ciclo econômico e o “inverno” é o momento da recessão, devemos guardar dinheiro quando a economia está favorável, pois, com certeza, ele será muito bem vindo quando a economia se tornar desfavorável. Infelizmente, a imensa maioria das pessoas não se atenta que, depois do “verão”, mais cedo ou mais tarde, sempre virá o “inverno”, portanto, estão passando por sérias dificuldades neste momento de crise.

A boa notícia é que, depois do “inverno”, sempre virá o “verão”. Pode ficar tranquilo, pois, mais cedo ou mais tarde, o Brasil sairá da recessão econômica na qual se encontra e irá se iniciar um novo boom da economia, pois isso é inerente ao sistema capitalista. Espero que, quando o próximo “verão” chegar, caso seja uma cigarra, passe a pensar e a agir como uma formiga, ou seja, acumule provisões financeiras para o próximo “inverno”.

 

Compartilhar: