Dica para se tornar sócio de empresas estrangeiras

Dica para se tornar sócio de empresas estrangeiras

Costumo dizer que todas as pessoas têm problemas com dinheiro. Atualmente, devido à crise gerada pelo Covid-19, a imensa maioria está enfrentado o pior tido de problema, que é a falta de dinheiro. Por outro lado, mesmo durante momentos de crise, algumas pessoas conseguem manter sua renda e ainda reservar um montante para investir. Para tais pessoas, o problema a ser resolvido consiste em decidir onde investir.

Atualmente, os investimentos classificados como renda fixa, ou seja, aqueles onde não há risco de perda do montante investido pois não há a possibilidade de você resgatar um valor menor do que investiu, estão oferecendo rendimentos bem baixos. Para se ter uma ideia, o rendimento mensal da poupança tem girando em torno de 0,12%.

Diante desse cenário, as pessoas passam a cogitar a possibilidade de destinar seu dinheiro a investimentos classificados como renda variável, pois, apesar de haver a possibilidade de você resgatar um valor menor do que investiu, eles podem oferecer rendimentos bem mais atraentes. Para tais pessoas, surgiu uma nova opção de investimento, que me parece bem interessante.

Desde a última quinta-feira, dia 22 de outubro, pequenos investidores brasileiros já podem comprar e vender papéis que representam ações de empresas estrangeiras, como Google, Amazon e Apple, os chamados Brazilian Depositary Receipts (BDRs). Com as novas regras, os BDRs, que antes só podiam ser comprados por brasileiros com mais de R$ 1 milhão para investir, os chamados investidores qualificados, agora estão liberados para o varejo, ou seja, para investidores de pequeno porte.

É óbvio que os bons rendimentos obtidos no passado não garantem bons rendimentos no futuro. Porém, para que possa ter um parâmetro de comparação, segundo João José Oliveira, em matéria para o UOL, neste ano, até o dia 16 de setembro, o BDRX (índice de BDRs) se valorizou 40%, enquanto o Ibovespa (principal índice da Bolsa brasileira) caiu 14%. A poupança gerou um rendimento de 1,8%.

Oliveira comenta que BDRs são títulos negociados na Bolsa brasileira que representam ações de empresas estrangeiras. Não são as ações diretamente, mas representações delas. Para serem comercializados atualmente na Bolsa, precisam estar lastreados em ações da companhia. Assim, um BDR da Amazon, por exemplo, tem como garantia ações da Amazon, que ficam guardadas como lastro no país de origem.

Caso tenha ficado interessado nessa nova modalidade de investimento, tendo consciência de que poderá resgatar um valor menor do que investiu, saiba que há duas formas de se investir em BDRs:

•    Comprando diretamente: basta abrir conta em uma corretora de valores e dar ordens de compra e venda, como se faz quando se investe em ações de empresas brasileiras.

•    Aplicando em Fundos: há corretoras lançando fundos que aplicam principalmente em BDRs. Funciona como um fundo de investimento de renda variável, com regras de aplicação mínima, de resgates, com taxas de administração cobradas. Sugiro que fique antenado nas próxima semanas, pois, possivelmente, os bancos comerciais também devem passar a oferecer fundos de investimentos em BDRs.
 

Compartilhar: