Dicas de orçamento pessoal: aumento das receitas

Dicas de orçamento pessoal: aumento das receitas

Ao ministrar palestras sobre orçamento pessoal, sempre ouço a frase: – Professor, é muito difícil controlar meus gastos, pois ganho muito pouco! Para as pessoas que pensam assim, há duas alternativas: continuar gastando mais do que ganham via endividamento ou buscar alguma estratégia para aumentar suas receitas.

Caso a pessoa opte por continuar gastando mais do que ganha via endividamento, mais cedo ou mais tarde, a “bomba irá estourar”, ou seja, a dívida se tornará impagável e os credores (instituições financeiras e/ou comércio) a cobrarão judicialmente, colocando o nome do devedor nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Diante dessa realidade, a alternativa do endividamento não é um bom negócio!

Portanto, caso você queira gastar mais do que ganha, ou seja, queira ter um padrão de consumo mais alto, a única opção racional é buscar aumentar suas receitas. Segundo o site Educação Financeira, o primeiro passo a ser dado visando aumentar a receita é verificar a possibilidade de outros membros da família também exercerem uma atividade remunerada:

Filhos: se você tem filhos que estão em idade de trabalhar, talvez seja hora de incentivá-los a encontrar um emprego em tempo parcial. Isso pode permitir que economize dinheiro em mesada, enquanto aprendem o valor do dinheiro e adquirem o hábito de poupar;

Cônjuge: nas gerações anteriores era impensável que ambas as partes em um mesmo domicilio conjugal precisassem trabalhar. Porém, como o custo de vida hoje em dia é altíssimo, tornou-se quase que imperativo que a outrora “dona de casa” gere uma renda. Se sair de casa para trabalhar não é uma opção, considerem algumas maneiras criativas de criar uma renda extra a partir de casa.

Já que falamos sobre criar renda extra a partir de casa, você sabia que existem diversos exemplos de empresas que surgiram devido a pessoas que precisavam aumentar sua renda e montaram negócios? Quem sabe não há dentro de você um empreendedor latente! O Sebrae oferece cursos gratuitos pela Internet sobre como abrir seu próprio negócio, além de um roteiro de plano de negócios, para quem quer planejar a abertura de uma nova empresa.

Caso ache que não tem perfil para montar um pequeno negócio, mas possui facilidade para se comunicar, que tal se tornar um vendedor autônomo? Há diversas empresas que fazem parcerias com vendedores autônomos, principalmente no segmento de cosméticos e perfumaria. Dessa forma, poderá utilizar seu tempo vago para se dedicar a tal atividade.

O site Educação Financeira, além de citar a possibilidade do aumento da receita por meio da atividade remunerada de outros membros da família, também trata de dois outros aspectos importantes:

De novo na escola: as habilidades que você adquiriu ao longo dos anos são, provavelmente, seus maiores triunfos. Não é fácil voltar à escola depois de ter estado no mercado de trabalho por um tempo, mas pode ser um passo na direção certa. Infelizmente, o desemprego tem sido alto para os desatualizados num mercado de trabalho extremamente competitivo. Voltar para a escola visando atualizar suas habilidades é uma ótima maneira de obter vantagem sobre a “concorrência”, o que poderia levá-lo a um emprego melhor e ao aumento da sua receita;

Mantenha sua saúde: apesar de ser sempre deixado de lado pela maioria das pessoas, é um aspecto muito importante. Se você não se mantiver saudável, como poderá sustentar sua família e aumentar sua receita?

Ao tratarmos do tema aumento da receita, é bom deixar claro que não existem soluções mágicas, ou seja, excluindo-se os prêmios em loterias, não há meios lícitos para se ganhar dinheiro de forma rápida e fácil. Portanto, é importante que você fique atento às propostas para participar de “pirâmides financeiras”. Para se identificar uma pirâmide, basta fazer duas perguntas:

Qual é o produto ou o serviço que esse negócio fornece? Se a resposta for nenhum, é uma pirâmide;

De onde vêm os meus ganhos? Se a fonte não puder ser claramente identificada, é uma pirâmide.

Devemos tomar cuidado para não confundir as “pirâmides financeiras” com as empresas que trabalham com o conceito de Marketing de Rede, também conhecido por Marketing Multinível ou, em inglês, Multi Level Marketing (MLM). O marketing de rede é um sistema de distribuição, ou forma de marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma “rede” de contratantes independentes.

No Brasil, existem diversas empresas que utilizam o conceito de Marketing de Rede para vender seus produtos e estão totalmente regularizadas pelos órgãos governamentais. Posso citar como exemplos: Herbalife, Mary Kay e Polishop.

Compartilhar: