Dicas para aperfeiçoar o comportamento no trabalho

Dicas para aperfeiçoar o comportamento no trabalho

Além dos projetos e trabalhos realizados dentro de uma organização, segundo o site Terra, suas atitudes também são constantemente analisadas por colegas e superiores. Portanto, saber como se portar no ambiente profissional é essencial para o gerenciamento da sua carreira. A seguir, confira 10 dicas da gerente de recursos humanos Mariana Almeida para te ajudar a se portar corretamente no ambiente de trabalho:

1. Preste atenção aos padrões da organização: entenda as regras e siga os procedimentos que ela possui;

2. Seja educado: haja com respeito, ética e simpatia com todos os profissionais, desde a equipe de limpeza até os executivos do alto escalão;

3. Aproveite as oportunidades: participe dos programas disponibilizados para integração, capacitação e desenvolvimentos dos profissionais;

4. Esteja atento às expectativas da organização: conheça bem a cultura do local e o que é esperado de todos os funcionários;

5. Tenha cuidado com as brincadeiras: seja bem-humorado, mas tome cuidado com brincadeiras de mau gosto e que possam interferir na rotina de trabalho;

6. Saiba ouvir: todas as pessoas têm opiniões e, às vezes, elas podem não "bater" com a sua. Sempre escute e saiba admitir quando uma ideia é melhor que a sua;

7. Separe o pessoal do profissional: procure não misturar vida profissional com pessoal. Evite fazer e atender ligações, passar e-mails e mensagens pessoais durante o horário de trabalho. Se for alguma urgência, vá para um lugar reservado e seja sucinto;

8. Tenha cuidado com a postura: tome cuidado com a altura da voz, posição de como se senta à mesa de trabalho e como utiliza os equipamentos e dependências da empresa;

9. Respeite o espaço dos colegas: procure não prejudicar ninguém com as suas atitudes e mantenha sobriedade e respeito ao espaço do colega;

10. Evite comentários negativos: evite desabafos e reclamações sobre a organização e os colegas de trabalho nas redes sociais.

Segundo o site UOL, poucos profissionais dão a devida atenção ao seu comportamento no ambiente de trabalho. Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training e Consulting, comenta que a preocupação com esse aspecto é fundamental para a manutenção do emprego e também para garantir o crescimento profissional dentro de uma organização.

Para Barbosa, comportamentos inadequados no ambiente de trabalho explicam porque pessoas altamente profissionais e competentes no que fazem acabam sendo demitidas e outras – nem tão competentes assim – permanecem, atingindo promoções e melhores oportunidades de carreira.

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