Dicas para conseguir uma promoção de cargo

Dicas para conseguir uma promoção de cargo

"Ao longo dos últimos anos, a forma de gerir a carreira sofreu grandes mudanças e, hoje em dia, a atuação profissional requer cada vez mais protagonismo dos colaboradores frente às organizações. Num cenário complexo e de transformação constante, falar com o gestor sobre uma promoção se torna uma tarefa imprescindível", explica Renata Oliveira, superintendente de Desenvolvimento Organizacional do Itaú Unibanco.

A conversa é mais fácil quando a relação com o chefe é transparente, o que permite alinhar, no dia a dia, as próprias expectativas com os objetivos da empresa. "Há diferença entre exigir uma promoção e conversar sobre a possibilidade de uma. Ter um papo franco é válido, mas é importante dizer que ninguém gosta de ser colocado na parede", diz o coach Alexandre Prates, especialista em liderança e desempenho organizacional.

Assim, ao expor ao líder o seu desejo, não se mostre insatisfeito ou injustiçado, nem tente se colocar no papel de vítima. Também é essencial fugir da comparação com outros profissionais. No momento da conversa, concentre-se em seus feitos. Além disso, vale lançar mão de argumentos certeiros. Para ajudá-lo nessa missão, o site UOL apresenta algumas dicas interessantes para serem utilizadas nesse tipo de negociação, que foram elaboradas por profissionais especializados em gestão de carreiras:

1. "Desde a minha contratação eu consegui...": ser comprometido, confiável e ter tempo de casa contam na hora de uma promoção. Mas não são fatores predominantes. É o resultado do trabalho desenvolvido que vai fazer diferença na hora em que o chefe tiver que escolher entre você ou algum dos outros colegas para ser promovido. Por isso, durante a conversa, prepare-se para mostrar ao gestor tudo o que conquistou e ajudou a alcançar desde a sua contratação;

2. "Eu tenho uma proposta e gostaria de lhe apresentar": nada impressiona mais um gestor do que ver que o profissional elaborou um plano para o cargo que almeja. Se você trabalha na área comercial, por exemplo, pode apresentar uma estratégia para aumentar as vendas da equipe. Se trabalha na área financeira, pode chamar a atenção do seu chefe com um planejamento para redução de custos. A proposta sempre deve levar em consideração as necessidades daquela área;

3. "Estou pronto para assumir novas responsabilidades": você não deve dizer que quer um salário maior – ainda que isso seja algo importante e esperado –, mas, sim, que quer desafios maiores. Deixe claro para o seu gestor que vislumbra, nesse outro cargo, uma oportunidade de aprendizado e de prática dos conhecimentos e habilidades adquiridas até então;

4. "Adquiri conhecimentos que ajudaram no meu desenvolvimento profissional": falar sobre cursos de longa ou curta duração, como workshops, MBA e pós-graduação, realizados desde a sua contratação, mostram o quanto tem investido em você. Só não caia no erro de listar uma série de cursos que nada tenham a ver com a área em que trabalha ou em que almeja atuar;

5. "O meu plano de carreira inclui crescer na empresa": dizer para o seu chefe que você quer continuar naquela corporação, crescendo e adquirindo novas responsabilidades, demonstra que tem um propósito profissional. Porém, antes de dizer que quer galgar postos mais altos, certifique-se de que a empresa tenha uma política de carreira para os empregados.

Caso queira conhecer dez coisas que você jamais deveria dizer para seu chefe, acesse o link:

https://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2014/08/20/cinco-argumentos-fortes-ajudam-voce-a-conseguir-uma-promocao.htm 

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