Dicas para empreender com sucesso

Dicas para empreender com sucesso

Há algum tempo, recebi uma ligação de uma amiga que tinha acabado de perder o emprego e queria pegar o dinheiro da rescisão contratual para abrir um negócio. Ela perguntou qual tipo de negócio, atualmente, poderia proporcionar maior rentabilidade. Confesso que a pergunta me pegou de “calça curta”. Portanto, disse que estava muito ocupado e que retornaria a ligação mais tarde para conversarmos com mais calma.

Por coincidência, no dia seguinte, assisti a uma palestra proferida pelos proprietários de três empresas de sucesso e pude refletir melhor na resposta que precisava dar. Pude observar que as três empresas eram de ramos totalmente diferentes, o que mostra que existem diversos tipos de oportunidades de negócio no mercado e que não existe uma resposta única para a pergunta que me foi feita, ou seja, não há um tipo de negócio miraculoso.

Na verdade, caso minha amiga queira realmente se tornar uma empreendedora de sucesso, mais importante que tentar descobrir segmentos altamente lucrativos, é seguir algumas dicas que foram dadas pelos palestrantes. Dentre elas, posso destacar:

1ª) Descubra seu dom, ou seja, o que você gosta de fazer e sabe que faz bem feito;

2ª) Pesquise e passe a conhecer a fundo o segmento de mercado onde pretende atuar;

3ª) Identifique as necessidades dos clientes potenciais e as transforme em produtos (bens ou serviços) que os atendam;

4ª) Valorize seus funcionários e os torne seus parceiros;

5ª) Dedique-se de corpo e alma ao negócio e seja perseverante para enfrentar as dificuldades, que com certeza surgirão;

6ª) Resolva os pequenos problemas rapidamente, pois, do contrário, eles poderão se tornar grandes e insolúveis.

Várias pessoas têm o sonho de montar seu próprio negócio e tornarem-se independentes. Porém, o caminho do empreendedorismo não é fácil e muitos empreendedores não conseguem se transformar em empresários de sucesso. De acordo com o Sebrae, em média, sete em cada dez empreendimentos fecham antes de completar dois anos. Apesar disto, vale a pena correr um risco calculado e montar um empreendimento, pois existem inúmeros casos de pessoas que começaram do nada e construíram grandes impérios empresariais.
 

Compartilhar: