É preciso saber dizer NÃO

É preciso saber dizer NÃO

Já ouviu falar na “síndrome da pessoa boazinha”? Será que você a possui? Para os psicólogos, essa síndrome consiste no processo de a pessoa sufocar suas próprias vontades e opiniões pelo receio de se indispor com os demais, ou de ser mal vista se disser não.

"Quem é assim age de forma pouco assertiva e é predominantemente passiva na interação com os outros; tende a ceder às pressões externas", explica Thiago de Almeida, psicólogo especializado em relacionamentos. "Normalmente, são pessoas com um histórico de vida que as fez se comportar dessa maneira, a dizer sempre 'tudo bem'".

A dificuldade de dizer não, nesses casos, está ligada ainda à baixa autoestima e também ao medo de não ser aceito pelos outros ou de passar a impressão de que age com má vontade diante das demandas alheias. "É preciso saber dizer sim e não", afirma Ricardo Monezi, pesquisador do Instituto de Medicina Comportamental da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e especialista em fisiologia do comportamento. "Em hipótese alguma, dizer 'não' significa negar uma amizade, mas não poder atender aquele desejo ou pedido específico. As amizades verdadeiras envolvem dizer 'não' também", diz.

Para que a pessoa possa se curar de tal síndrome, os especialistas recomendam começar com uma boa reflexão a respeito do próprio comportamento. "Já tem meio caminho andado quem sabe que tem problemas com isso", diz Tânia Aldrighi, psicóloga e professora de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo. "É o caso de observar se a postura do parceiro, dos amigos ou da família não estimula a pessoa a agir sempre assim", afirma.

Diagnosticado o problema, é hora de se mobilizar para sair dessa situação. "Dizer 'sim' e 'não' é um exercício de autoconhecimento dos seus limites", afirma Monezi. "Ninguém deve se sentir vilão ou se preocupar com os julgamentos alheios dessa forma", diz. Outra dica importante é contar com a ajuda dos amigos e familiares. "Peça o conselho idôneo dos mais próximos para resolver a questão, daqueles que te conhecem e gostam de você", recomenda Almeida.

Você é um funcionário que sabe impor limites aos pedidos alheios ou se sacrifica para não negar uma tarefa? Caso queira descobrir, acesse o link apresentado na sequência e faça o teste:

<https://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2013/09/05/sindrome-do-bonzinho-e-mais-comum-entre-mulheres-mude-isso.htm>
 

Compartilhar: