A empregabilidade dos grisalhos

A empregabilidade dos grisalhos

O Brasil está envelhecendo numa velocidade nunca vista. Segundo estimativas do IBGE, nos próximos 20 anos, a população acima de 60 anos vai mais do que triplicar, passando de 22,9 milhões (11,4% da população) para 88,6 milhões (39,2%).

Mas, por enquanto, parar de trabalhar não está nos planos da maioria dos brasileiros. Um estudo realizado pela seguradora Aegon com 1.000 pessoas, sendo 900 empregadas e 100 aposentadas, revelou que apenas 24% acreditam que irão parar de trabalhar completamente para aproveitar sua aposentadoria.

Caso este seja seu caso, saiba que há espaço no mercado de trabalho. "Existe uma concepção de que os jovens trabalhadores são mais adaptáveis, aprendem mais rápido e têm energia, mas há uma abundância de empregadores que valorizam a experiência, confiabilidade e compromisso que apenas trabalhadores mais velhos têm na bagagem", disse uma reportagem do CareerBuilder, site especializado em mercado de trabalho. "A questão é: onde e como encontrá-los?"

Quando você está procurando um emprego, é natural recorrer a anúncios de vagas e agências de recrutamento, mas não se esqueça do poder do seu networking. Segundo o CareerBuilder, cerca de 50% dos profissionais recém-contratados tiveram algum tipo de indicação de amigos e colegas de trabalho. O lado bom para os mais experientes? Quanto mais velho você é, maior a chance de ter grande variedade de contatos.

Mas cuidado na abordagem. "Não há necessidade de incomodar todos os seus conhecidos. Em vez disso, comunique sua situação a ex-colegas, ex-chefes, clientes, fornecedores, bem como amigos e familiares, e espere alguém poder te ajudar", aconselhou o site. Se você perdeu o contato com algumas pessoas, as redes sociais podem ser aliadas neste processo. Utilize tanto redes profissionais, como o LinkedIn, quanto sociais, como o Facebook.

Outra dica para conseguir um emprego é mudar de área, afinal, conhecimento nunca é demais. Aproveite o momento para fazer um curso fora de seu ramo de atuação. No mercado de trabalho norte-americano, há um aumento do interesse de pessoas com mais de 50 anos por estágio.

Por fim, já pensou em usar o conhecimento de anos em sua área de atuação para abrir uma empresa? Além da experiência, você pode usar seu networking para impulsionar o negócio. Segundo o CareerBuilder, cinco em cada seis profissionais autônomos nos Estados Unidos têm mais de 50 anos. Entre as ocupações mais comuns, destacam-se as relacionadas aos segmentos de consultoria e comércio.

Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/infomoney/2014/08/27/saiba-como-conseguir-um-emprego-na-meia-idade.htm 

Compartilhar: