Especialistas versus Generalistas

Especialistas versus Generalistas

Qual o tipo de profissional que o mercado deseja: especialistas ou generalistas? Para responder a essa questão peço que reflita sobre duas situações. Primeira: o que faria se, durante vários anos, no emprego que ocupava, tivesse feito horas extras e não recebido? Segunda: o que faria se começasse a sentir dores no peito? As respostas seriam, respectivamente, procurar um advogado e um médico.

Caso tenha imaginado estas respostas, você não errou, mas as respondeu de forma incompleta. Na verdade, deveria ter respondido, respectivamente, um advogado “trabalhista” e um médico “cardiologista”. Essa reflexão nos leva a uma conclusão: o mercado deseja profissionais que tenham profundo conhecimento sobre determinada área de conhecimento, ou seja, profissionais especialistas.

Levando essa constatação para o universo do ensino superior, surge uma dúvida: os cursos de graduação preparam os universitários para serem especialistas? Acredito que, independentemente do curso, a resposta seja não, pois, o aluno é formado para ser generalista. Termina-se a graduação com a sensação de se saber tudo, mas não se saber nada com detalhes.

Não vejo isso como problema, pois acredito que esse seja o papel dos cursos de graduação, dar ao profissional um conhecimento abrangente (generalista). O grande problema está no profissional que se conforma em ser generalista e deixa de procurar uma forma de se tornar especialista.

Dentre as formas de se buscar a especialização, sugere-se os cursos de pós-graduação, pois são importantes sob dois aspectos. Primeiramente, porque são mais prazerosos e enriquecedores. O aluno estará em uma sala de aula com uma quantidade reduzida de alunos, onde serão debatidos assuntos pertinentes à área onde decidiu se especializar. Além disso, há a possibilidade de se fazer “networking”, ou seja, aumentar sua rede de contatos com pessoas que atuam na mesma área de interesse, possibilitando novas oportunidades de trabalho.

Para finalizar, deixo uma dica: busque se especializar em uma área onde tenha afinidades, pois, você só se tornará um ótimo profissional, desejado pelo mercado, caso seja apaixonado pelo que faz. Logicamente, é impossível se apaixonar por alguém ou alguma coisa com a qual não tenha afinidades.

Compartilhar: