A evolução profissional por meio das críticas

A evolução profissional por meio das críticas

Ninguém gosta de ter seus defeitos apontados. Por mais que uma crítica seja realista, pontual e útil, muitas vezes, provoca desgosto, decepção e revolta. Para algumas pessoas, o efeito é tão devastador que, em vez de a qualidade do trabalho melhorar, acaba ficando ainda mais comprometida. No entanto, segundo o site UOL, quem busca encarar a crítica positivamente ou como um desafio a ser superado tem mais chances de evoluir profissionalmente.

A resistência em enfrentar uma crítica, segundo a psicóloga organizacional Izabel Failde, está ligada à dificuldade de constatar que não somos "deuses". "É sinal de que mesmo os profissionais mais perfeccionistas, equilibrados e controlados cometem falhas e demonstram fragilidades", explica.

A capacidade de absorver as críticas e aprender algo com elas é uma característica de quem tem um alto grau de maturidade, capacidade analítica e pode utilizar o comentário para seu desenvolvimento pessoal. "O problema é que muitas pessoas, simplesmente, não conseguem ouvir o que o outro tem a dizer e já tiram suas conclusões antes de entender o que está por trás do que está sendo dito", diz Elmano Nigri presidente da Arquitetura Humana, empresa especializada em gerenciamento estratégico de pessoas.

A atitude mais comum, segundo os especialistas, é rebater, em vez de parar e analisar o que escutou. É melhor ao menos tentar perceber como a crítica poderia ajudá-la a enxergar algum “ponto cego” em seu trabalho. "Na verdade, a pessoa deveria, ainda, agradecer a quem criticou por ter coragem de falar com ela e não dela'", fala a psicóloga Denize Dutra, do Instituto MVC Educação Corporativa & Consultoria. Certas críticas nos permitem identificar pontos de melhoria ou aspectos que, sozinhos, não perceberíamos. Dá a chance de optar por permanecer da forma como estamos ou mudar (para melhor, se for o caso).

O tema que está sendo abordado pode ser ilustrado ao observarmos a goleada que a seleção brasileira acaba de aplicar à seleção Hondurenha, na semifinal das Olimpíadas que estão sendo realizadas no Rio de Janeiro. Depois dos dois primeiros jogos, onde empatamos com seleções de pouca expressão, obviamente, as críticas surgiram e, aparentemente, foram absorvidas de forma positiva. Espero que a evolução se mantenha e tenhamos um desempenho ainda melhor na final, para que consigamos obter o tão sonhado ouro olímpico no futebol.

Caso queira descobrir se sabe ouvir uma crítica negativa e tirar proveito dela, acesse o link apresentado na sequência e faça o teste:

https://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2013/10/29/saber-ouvir-criticas-e-essencial-para-crescer-profissionalmente.htm

 

Compartilhar: