Falando com os olhos

Falando com os olhos

Nem sempre as pessoas dizem o que realmente estão pensando. Mas, com atenção, é possível interpretar o que elas sentem por meio dos olhares. "O olhar é um ótimo indicador das emoções", afirma o filósofo e especialista em linguagem corporal Ronaldo Antonio Cavalli, que ministra cursos na área. Para saber os significados de cada tipo de olhar, o UOL conversou também com o psicólogo e mestre em cognição e linguagem João Oliveira, autor de "Saiba Quem Está à sua Frente" (Ed. Wak) e o especialista em linguagem corporal Paulo Sergio de Camargo, autor de "Linguagem Corporal: Técnicas para Aprimorar Relacionamentos Pessoais e Profissionais" (Ed. Summus). Veja, a seguir, o que cada tipo de olhar realmente quer dizer. Por Andrezza Czech, do UOL, em São Paulo.

OLHAR PARA O LADO ESQUERDO: nos destros, esse olhar tende a ser uma tentativa de recordar sons antes de dizer algo, de acordo com Paulo Sergio de Camargo. Segundo o mestre em cognição e linguagem João Oliveira, esse tipo de olhar está associado a dizer a verdade. Se a pessoa for canhota, vale o oposto.

OLHAR PARA BAIXO: esse tipo de olhar é muito relacionado à tristeza, vergonha, ao medo ou à reflexão, tanto para pessoas destras quanto para as canhotas. Também pode significar submissão, modéstia ou aceitação. De acordo com especialista em linguagem corporal Ronaldo Antonio Cavalli, quando você está conversando com uma pessoa e ela olha para baixo, ela está falando consigo mesma. "Se perceber isso, pare de falar e espere a pessoa voltar, porque ela não está prestando atenção ao que você está dizendo", afirma. Nessa situação, pode ser que ela não concorde com o que você disse ou que suas palavras tenham feito com que ela se lembrasse de alguma sensação do passado.

OLHAR PARA CIMA: de acordo com o especialista em linguagem corporal João Oliveira, quando alguém olha para cima, pode estar tentando fugir de um conflito. "O olhar também pode significar que a pessoa está fazendo pouco caso de quem está à sua frente. Verifique o movimento dos lábios nesse momento, pode aparecer um meio sorriso", afirma. Segundo ele, outra possibilidade é de que a pessoa esteja tentando se lembrar de algo com dificuldade.

OLHAR FIXO: esse tipo de olhar pode ter diversos significados, dependendo de cada contexto. Uma pessoa com raiva irá olhar fixamente de frente para quem ela considera ser seu possível agressor. Ela também pode olhar fixamente em momentos de tensão e preocupação. Além disso, olhar assim para alguém também pode ser uma demonstração de interesse.

COÇAR OS OLHOS: segundo o psicólogo e mestre em cognição e linguagem João Oliveira, coçar os olhos quando alguém está falando pode ser sinal de que a pessoa está mentindo. Pode ser também que a pessoa não deseja ouvir o que está sendo dito
Quer conhecer outras mensagens escondidas no olhar de uma pessoa? Acesse o link:

https://mulher.uol.com.br/comportamento/album/2014/01/14/interprete-olhares-e-saiba-o-que-as-pessoas-realmente-estao-pensando.htm#fotoNav=1

 

Compartilhar: